Estratégias Didático-pedagógicas na Utilização de Recursos Educacionais Digitais (RED) de Língua Portuguesa no Contexto do Ensino Remoto Emergencial (ERE)

  • Ellen C. B. Lacerda UFC
  • Rayssa A. Hitzschky UFC
  • Emanuelle N. Dias UFC
  • Raquel S. Freire UFC
  • José Aires de Castro Filho UFC

Resumo


Este estudo investigou as estratégias didático-pedagógicas adotadas por docentes na utilização de Recursos Educacionais Digitais (RED) de Língua Portuguesa no contexto do Ensino Remoto Emergencial (ERE). A pesquisa é de base qualitativa, de cunho descritivo e interpretativo, com a análise de dados realizada mediante o acompanhamento de uma formação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental no contexto da pandemia. Os resultados evidenciaram a autonomia dos docentes ao utilizarem os RED, apesar dos desafios enfrentados. Percebeu-se, ainda, que os recursos proporcionaram uma diversidade de abordagens pedagógicas, redimensionando os processos educacionais de maneira reflexiva.

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Publicado
23/08/2023
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LACERDA, Ellen C. B.; HITZSCHKY, Rayssa A.; DIAS, Emanuelle N.; FREIRE, Raquel S.; CASTRO FILHO, José Aires de. Estratégias Didático-pedagógicas na Utilização de Recursos Educacionais Digitais (RED) de Língua Portuguesa no Contexto do Ensino Remoto Emergencial (ERE). In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 8. , 2023, Santarém/PA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 61-70. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2023.231676.