Recursos Digitais no componente curricular Matemática: o que dizem os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental
Abstract
This paper discusses the use of digital resources by teachers in the early years of Elementary School in Mathematics classes. Here are the specific objectives: to verify whether Mathematics teachers in the early years of Elementary School use digital resources in their pedagogical practice; identify the digital resources used by Mathematics teachers in the early years of Elementary School; to list, under the teachers' eyes, the possible contributions of the use of digital resources in Mathematics classes. It is a qualitative investigation, with elements of the case study. Data were collected through an online form. The analysis of the results showed the importance of using digital resources in Mathematics classes.
References
Castro, Juscileide Braga de. (2012) “A utilização de objetos de aprendizagem para a construção e compreensão de gráficos estatísticos”. 218f. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), disponível em [link]. Acesso em 18 de dezembro de 2021.
Castro, Juscileide Braga e Castro Filho, José Aires de. (2019) “Projeto pensar, conectar e fazer: o uso das tecnologias digitais para a aprendizagem da proporcionalidade”. In: Educação, 9(2), 95–109, 2020. Disponível em https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v9n2p95-109. Acesso em 11 de janeiro de 2022.
Ceará. (2019) “Documento Curricular Referencial do Ceará (DCRC). Governo do Estado do Ceará”. Disponível em [link]. Acesso em 01 de outubro de 2021.
D’Ambrósio, Ubiratan. (2008) “Educação Matemática: da teoria à prática”. São Paulo, Papirus, 8ª edição.
Hitzschky, R. A. et al. (2018) “A utilização de recursos educacionais digitais no ambiente escolar: da formação continuada à vivência tecnológica”. In: Anais do XXIV Workshop de Informática na Escola.
Kenski, Vani Moreira. (2012) “Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação”. Campinas, São Paulo, Papirus, 8ª edição.
Nacarato, A. (2019) “A matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: tecendo fios do ensinar e do aprender”. Belo Horizonte, Editora Autêntica.
Papert, Seymour. (2008) “A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática”. Trad. Sandra Costa, Ed. Revisada, Porto Alegre, Artmed.
Pessoa, U, N. (2012) “A utilização de software (deriva) no ensino de matemática”. Disponível em [link]. Acesso em 20 de janeiro de 2022.
Santos, A. e Teixeira, A. C. (2019) “A Formação de Professores e a importância da Fluência Tecnológica Digital em meio ao cenário do Século XXI”. In: Anais do XXV Workshop de Informática na Escola.
YIN, Robert. (2001) “Estudo de caso: planejamento e métodos”. Porto Alegre, Bookman, 2ª edição.
