Recursos Digitais no componente curricular Matemática: o que dizem os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental
Resumo
Este artigo discute o uso de recursos digitais por professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental nas aulas de Matemática. Eis os objetivos específicos: verificar se professores de Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental usam recursos digitais em sua prática pedagógica; identificar os recursos digitais utilizados por professores de Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental; listar, sob o olhar dos professores, as possíveis contribuições do uso de recursos digitais nas aulas de Matemática. Trata-se de uma investigação qualitativa, com elementos do estudo de caso. Os dados foram coletados por meio de formulário online. A análise dos resultados evidenciou a importância do uso de recursos digitais nas aulas de Matemática.
Referências
Castro, Juscileide Braga de. (2012) “A utilização de objetos de aprendizagem para a construção e compreensão de gráficos estatísticos”. 218f. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), disponível em [link]. Acesso em 18 de dezembro de 2021.
Castro, Juscileide Braga e Castro Filho, José Aires de. (2019) “Projeto pensar, conectar e fazer: o uso das tecnologias digitais para a aprendizagem da proporcionalidade”. In: Educação, 9(2), 95–109, 2020. Disponível em https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v9n2p95-109. Acesso em 11 de janeiro de 2022.
Ceará. (2019) “Documento Curricular Referencial do Ceará (DCRC). Governo do Estado do Ceará”. Disponível em [link]. Acesso em 01 de outubro de 2021.
D’Ambrósio, Ubiratan. (2008) “Educação Matemática: da teoria à prática”. São Paulo, Papirus, 8ª edição.
Hitzschky, R. A. et al. (2018) “A utilização de recursos educacionais digitais no ambiente escolar: da formação continuada à vivência tecnológica”. In: Anais do XXIV Workshop de Informática na Escola.
Kenski, Vani Moreira. (2012) “Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação”. Campinas, São Paulo, Papirus, 8ª edição.
Nacarato, A. (2019) “A matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: tecendo fios do ensinar e do aprender”. Belo Horizonte, Editora Autêntica.
Papert, Seymour. (2008) “A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática”. Trad. Sandra Costa, Ed. Revisada, Porto Alegre, Artmed.
Pessoa, U, N. (2012) “A utilização de software (deriva) no ensino de matemática”. Disponível em [link]. Acesso em 20 de janeiro de 2022.
Santos, A. e Teixeira, A. C. (2019) “A Formação de Professores e a importância da Fluência Tecnológica Digital em meio ao cenário do Século XXI”. In: Anais do XXV Workshop de Informática na Escola.
YIN, Robert. (2001) “Estudo de caso: planejamento e métodos”. Porto Alegre, Bookman, 2ª edição.