Tecnologias de Realidade Virtual e Realidade Aumentada como Ferramenta de Inclusão Digital: Um Relato de Experiência de uma Atividade de Extensão Universitária
Resumo
Este artigo apresenta um estudo realizado com a principal motivação de empregar as tecnologias de Realidade Virtual e Realidade Aumentada como ferramentas de inclusão digital. Desta forma, a presente pesquisa realizou uma ação inclusiva para uma população que estava à margem das experiências cotidianas de uso de tecnologias emergentes. A metodologia usada na pesquisa foi de caráter experimental qualitativo e os resultados obtidos evidenciam que o experimento proporcionou a curiosidade, estímulo, criatividade e o protagonismo nos participantes.Referências
Almeida, C. L., and Jorge, G. (2018). INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS EMERGENTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ESTUDO DE UM PROJETO NAS UMEIs DE BELO HORIZONTE. CIET: EnPED.
Alves, A. F., Machado, L. S., Felipe, C. F. B. (2020). ARminoGame: Um Jogo Colaborativo com Realidade Aumentada para Ensino de Bioquímica Estrutural. In V Congresso sobre Tecnologias na Educação (Crtl+E 2020). João Pessoa-PB.
Araújo, H. D. P. (2021). Meios imersivos e aspectos para produção de sentido.
Correia, A. J. R ande Bertolini, C. REALIDADE VIRTUAL E AUMENTADA COMO METODOLOGIA NA EDUCAÇÃO. Coleções TCC Licenciatura em Computação – EaD, 2022. Disponível em: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/24255. Acesso em: 24/04/2023 10:10.
Cruz F. L. et al. (2020). HARA: Aplicativo comRealidade Aumentada para Apoiar oEnsinode Hardwaresde Computadores. In V Congresso sobre Tecnologias na Educação (Crtl+E 2020). João Pessoa-PB.
de Souza, D. R. et al. (2018). Using Augmented Reality in the Development of Literacy for Students with Special Educational Needs. In 2018 XIII Latin American Conference on Learning Technologies (LACLO) (pp. 173-180). IEEE.
Petsch, C., Barbosa, N. A. C., and Batista, N. L. (2020, August). A UTILIZAÇÃO DE APLICATIVOS DE REALIDADE VIRTUAL E AUMENTADA NO ENSINO DE GEOGRAFIA. In Anais do CIET: EnPED: 2020 Congresso Internacional de Educação e Tecnologias| Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância.
Pinto, J., and Cardoso, T. (2019). REviver na Rede: um projeto de inclusão digital. In Literacia, Media e Cidadania. Livro de Atas do 5. º congresso (pp. 312-324). Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho.
Queiroz, A. C., Tori, R., & Nascimento, A. (2017, October). Realidade virtual na educação: panorama das pesquisas no Brasil. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE) (Vol. 28, No. 1, p. 203).
Rezende, S. M., Gonçalves, J. D., Pinto, S. C., & Delou, C. M. (2021, July). A Realidade Aumentada em Situações de Aprendizagem na Educação Básica: Uma Revisão de Literatura. In Anais do II Workshop sobre as Implicações da Computação na Sociedade (pp. 102-111). SBC.
Trindade, G. M., de Souza, D. R., & Serrão, D. A. R. (2018). Proposta de Aplicação Móvel para Reprodução de Videoaulas Utilizando Realidade Aumentada. Trabalho de Conclusão de Especialização.
Valente, J. A. Freire, F. M. P. Arantes, F. L. (2018). Tecnologia e Educação: passado, presente e o que está por vir. Campinas, SP : NIED/UNICAMP, 406 p.
Vidal, Eloisa Maia. Maia, José Everardo Bessa (2018). Fundamentos de informática educativa. 2. ed. Fortaleza : EdUECE.
Zancanaro, A. et al. (2021). Inclusão digital: Um estudo preliminar sobre conceitos, dimensões, e implicações na sociedade. In: ENCONTRO NACIONAL DE COMPUTAÇÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS (ENCOMPIF), v 8. Porto Alegre. Sociedade Brasileira de Computação.
Alves, A. F., Machado, L. S., Felipe, C. F. B. (2020). ARminoGame: Um Jogo Colaborativo com Realidade Aumentada para Ensino de Bioquímica Estrutural. In V Congresso sobre Tecnologias na Educação (Crtl+E 2020). João Pessoa-PB.
Araújo, H. D. P. (2021). Meios imersivos e aspectos para produção de sentido.
Correia, A. J. R ande Bertolini, C. REALIDADE VIRTUAL E AUMENTADA COMO METODOLOGIA NA EDUCAÇÃO. Coleções TCC Licenciatura em Computação – EaD, 2022. Disponível em: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/24255. Acesso em: 24/04/2023 10:10.
Cruz F. L. et al. (2020). HARA: Aplicativo comRealidade Aumentada para Apoiar oEnsinode Hardwaresde Computadores. In V Congresso sobre Tecnologias na Educação (Crtl+E 2020). João Pessoa-PB.
de Souza, D. R. et al. (2018). Using Augmented Reality in the Development of Literacy for Students with Special Educational Needs. In 2018 XIII Latin American Conference on Learning Technologies (LACLO) (pp. 173-180). IEEE.
Petsch, C., Barbosa, N. A. C., and Batista, N. L. (2020, August). A UTILIZAÇÃO DE APLICATIVOS DE REALIDADE VIRTUAL E AUMENTADA NO ENSINO DE GEOGRAFIA. In Anais do CIET: EnPED: 2020 Congresso Internacional de Educação e Tecnologias| Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância.
Pinto, J., and Cardoso, T. (2019). REviver na Rede: um projeto de inclusão digital. In Literacia, Media e Cidadania. Livro de Atas do 5. º congresso (pp. 312-324). Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho.
Queiroz, A. C., Tori, R., & Nascimento, A. (2017, October). Realidade virtual na educação: panorama das pesquisas no Brasil. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE) (Vol. 28, No. 1, p. 203).
Rezende, S. M., Gonçalves, J. D., Pinto, S. C., & Delou, C. M. (2021, July). A Realidade Aumentada em Situações de Aprendizagem na Educação Básica: Uma Revisão de Literatura. In Anais do II Workshop sobre as Implicações da Computação na Sociedade (pp. 102-111). SBC.
Trindade, G. M., de Souza, D. R., & Serrão, D. A. R. (2018). Proposta de Aplicação Móvel para Reprodução de Videoaulas Utilizando Realidade Aumentada. Trabalho de Conclusão de Especialização.
Valente, J. A. Freire, F. M. P. Arantes, F. L. (2018). Tecnologia e Educação: passado, presente e o que está por vir. Campinas, SP : NIED/UNICAMP, 406 p.
Vidal, Eloisa Maia. Maia, José Everardo Bessa (2018). Fundamentos de informática educativa. 2. ed. Fortaleza : EdUECE.
Zancanaro, A. et al. (2021). Inclusão digital: Um estudo preliminar sobre conceitos, dimensões, e implicações na sociedade. In: ENCONTRO NACIONAL DE COMPUTAÇÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS (ENCOMPIF), v 8. Porto Alegre. Sociedade Brasileira de Computação.
Publicado
23/08/2023
Como Citar
NASCIMENTO, Elcilene Ferreira do; CAMPELO, Railson da Silva; PAULINO, Marlon Ponciano; MEDEIROS, Gabriel Rodrigues de; TRINDADE, Genarde Macedo.
Tecnologias de Realidade Virtual e Realidade Aumentada como Ferramenta de Inclusão Digital: Um Relato de Experiência de uma Atividade de Extensão Universitária. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 8. , 2023, Santarém/PA.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2023
.
p. 81-88.
DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2023.231690.