Avaliação de Jogos Sérios para Controle do Transtorno da Ansiedade Generalizada em Estudantes Universitários

  • Giovanna R. Nascimento IFBAIANO
  • Cássia S. N. Silva IFBAIANO
  • Ismael de A. Santos IFBAIANO
  • Khaio J. F. Moreira IFBAIANO
  • Tiago do C. Nogueira IFBAIANO
  • Deller Ferreira UFG

Resumo


O Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) afeta muitas áreas da vida humana, incluindo o desempenho acadêmico dos universitários. Os Jogos sérios foram criados para amenizar os problemas relacionados a ele. Assim, este artigo tem como objetivo encontrar e escolher Jogos Sérios com potencial para ajudar esses estudantes, analisando as principais dificuldades e sugerindo diretrizes de usabilidade para o app escolhido com o objetivo de melhorar o nível de característica do TAG. Para análise do aplicativo, foi selecionado um jogo sério e 25 participantes foram recrutados para realizar um conjunto de tarefas, com intuito de mensurar os aspectos emocionais, comparar os desempenhos e captar opiniões sobre as interfaces. Os resultados comprovam que as emoções positivas ou negativas podem impactar significativamente no desempenho dos estudantes.

Referências

Abd-Alrazaq, A., Alajlani, M., Alhuwail, D., Schneider, J., Akhu-Zaheya, L., Ahmed, A., Househ, M., et al. (2022). The effectiveness of serious games in alleviating anxiety: Systematic review and meta-analysis. JMIR serious games, 10(1):e29137.

Avila-Pesantez, D., Delgadillo, R., and Rivera, L. A. (2019). Proposal of a conceptual model for serious games design: A case study in children with learning disabilities. IEEE Access, 7:161017–161033.

Costa, K. M. V., Sousa, K., Formiga, P. d. A., Silva, W. d., and Bezerra, E. B. N. (2017). Ansiedade em universitários na área da saúde. In II Congresso Brasileiro de Ciências da Saúde, pages 14–16.

Cowan, B. R., Vigentini, L., and Jack, M. A. (2008). Exploring the relationship between anxiety and usability evaluation-an online study of internet and wiki anxiety. In IADIS International Conference, pages 69–76.

de Azevedo, P. V. G., Valentim, J., and Queiroz, P. S. (2019). Estudo sobre o efeito emocional das cores na construção de um aplicativo para auxiliar educandos com ansiedade.

Júnior, G. C. and Costa, A. (2020). Plenitude: Aplicativo mobile para melhorar a qualidade de vida de pessoas com transtornos depressivos e ansiedade. In Anais da VIII Escola Regional de Computação do Ceará, Maranhão e Piauí, pages 268–275. SBC.

Lovibond, S. H. and Lovibond, P. F. (1996). Manual for the depression anxiety stress scales. Psychology Foundation of Australia.

MORÁS, V. R. and CARMONA, L. J. D. M. (2020). Happiness, self-efficacy and stress of graduate students from southern brazil.

Pimentel, A. d. S. G. and Mota, J. R. G. (2021). Clínica da ansiedade: aplicativo android para educação em saúde mental. Research, Society and Development, 10(11):e284101119633–e284101119633.

Scherer, K. R., Shuman, V., Fontaine, J., and Soriano, C. (2013). The grid meets the wheel: Assessing emotional feeling via self-report. Components of emotional meaning: A sourcebook.

Van Someren, M., Barnard, Y. F., and Sandberg, J. (1994). The think aloud method: a practical approach to modelling cognitive. London: AcademicPress, 11.

Vasconcelos Filho, J. P. M., de Medeiros Machado, E. T., and Silva, A. N. (2019). Análise dos aplicativos para smartphones com potencial terapêutico em psicoterapia disponíveis em língua portuguesa. Revista Cearense de Psicologia.

Wang, J. (2017). Research on anxiety control in cooperative learning of english. In 2017 3rd International Conference on Social Science and Higher Education, pages 437–440. Atlantis Press.

Yano, K., Endo, S., Kimura, S., and Oishi, K. (2021). Effective coping strategies employed by university students in three sensitivity groups: a quantitative text analysis. Cogent Psychology, 8(1):1988193.
Publicado
23/08/2023
Como Citar

Selecione um Formato
NASCIMENTO, Giovanna R.; SILVA, Cássia S. N.; SANTOS, Ismael de A.; MOREIRA, Khaio J. F.; NOGUEIRA, Tiago do C.; FERREIRA, Deller. Avaliação de Jogos Sérios para Controle do Transtorno da Ansiedade Generalizada em Estudantes Universitários. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 8. , 2023, Santarém/PA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 106-115. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2023.231700.