TDAH e a utilização das tecnologias digitais como recursos no processo de ensino e aprendizagem da matemática

  • Tatiana Teles Linhares UNICHRISTUS
  • Juliana Silva Arruda UNICHRISTUS
  • Liliane Maria Ramalho de Castro Siqueira UFC

Abstract


Teachers find it difficult to mediate the learning process in inclusive education. The general objective is to analyze the use of digital technologies as mediating resources in the learning of children with ADHD. As a methodology, an experience report was used, prioritizing the use of an application in the area of mathematics. As main results, we have that digital technologies are supports to mediate this teaching process and that they can contribute to the learning of children with ADHD. It was also verified the importance of prior planning in the use of these resources and their pedagogical intention.

References

ABDA. O que é TDAH. Disponível em: [link]. Acesso em: 15 set. 2022.

Anvisa. Metilfenidato no tratamento de crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. Boletim brasileiro de avaliação de tecnologias em saúde (BRATS), Ano VIII, 23. Brasil, mar. 2014.

Barkley, R. A. Transtorno do déficit de atenção/hiperatividade – TDAH: guia completo para pais, professores e profissionais da saúde. Porto Alegre: Artmed, 2002.

Costa, Sandra Regina Santana; Duqueviz, Barbara Cristina; Pedroza, Regina Lúcia Sucupira. Tecnologias Digitais como instrumentos mediadores da aprendizagem dos nativos digitais. Psicologia Escolar e Educacional, [S.L.], v. 19, n. 3, p. 603-610, dez. 2015. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/21753539/2015/0193912.

Cunha; SILVA, Sani de Carvalho Rutz da; Antunes, Diego Roberto. Uso de Recursos Tecnológicos para a Inclusão de Pessoas com Deficiência no Processo de Ensino e Aprendizagem: Uma Revisão Sistemática da Literatura. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 6. , 2021, Evento Online. Anais[...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021. p. 11-20.

Eidt, Nadia Mara; TULESKI, Silvana Calvo. Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade e psicologia histórico-cultural. Cadernos de Pesquisa, [S.L.], v. 40, n. 139, p. 121-146, abr. 2010. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s0100-15742010000100007.

Freire, R. S.; Figueiredo, M. V. C.; Hitzschky. R. A; Sousa. D. C.; Júnior, F. G. G.; Castro-Filho, J. A. (2019) “Recurso Educacional Digital (RED) para Trabalhar o Gênero Cardápio: Qual é o seu pedido?”. Anais do IV Congresso sobre Tecnologias na Educação (Ctrl+E). Recife: PE.

Locatelli, Ederson Luiz; Trois, Loide Pereira. Práticas Pedagógicas da Educação Básica em um espaçotempo híbrido e multimodal. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 6. , 2021, Evento Online. Anais[...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021. p. 100-109.

Nascimento, S.T. (2020) O uso de TDIC no processo de construção da aprendizagem do aluno surdo no ensino superior. In: Anais Do Ciet: Enped: 2020(Congresso Internacional de Educação e Tecnologias| Encontro De Pesquisadores Em Educação A Distância).

RABELO, Larissa Fernandes. Implicações diagnósticas e a intervenção medicamentosa para tratamento de crianças e adolescentes com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). 2021. 12 f. TCC (Graduação) Curso de Psicologia, Uece, Fortaleza, 2021.

RIBEIRO, Ana Elisa. Tecnologia Digital. Disponível em: [link]. Acesso em: 15 set. 2022.

SILVA, Gabriele. O que significa App?.2010. Disponível em: [link]. Acesso em: 15 set. 2022.

VEJA, Revista. Consumo de ritalina no Brasil cresce 775% em dez anos. 2014. Disponívelem: [link]. Acesso em: 15 set. 2022.
Published
2023-08-23
LINHARES, Tatiana Teles; ARRUDA, Juliana Silva; SIQUEIRA, Liliane Maria Ramalho de Castro. TDAH e a utilização das tecnologias digitais como recursos no processo de ensino e aprendizagem da matemática. In: CONGRESS ON TECHNOLOGIES IN EDUCATION (CTRL+E), 8. , 2023, Santarém/PA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 116-123. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2023.231858.