Run Code: Um Jogo Mobile Auxiliador no Processo de Ensino e Aprendizagem em Lógica de Programação

  • Caio Max G. F. Trindade IFBAIANO
  • Tiago do Carmo Nogueira IFBAIANO
  • Naidson Clayr S. Ferreira IFBAIANO

Resumo


O presente trabalho propõe o desenvolvimento de um serious game mobile, no qual utilizaria os elementos básicos de programação. Para o desenvolvimento do jogo foi utilizado como principal ferramenta de desenvolvimento o Unity Engine, que foi dividido em 8 etapas, iniciando com a preparação do ambiente, passando para a criação do roteiro onde o cenário que o jogo se passa é descrito, conforme assim como cada personagem e seu papel no jogo, por fim elaborando os diálogos dos personagens. Após o desenvolvimento do script, foram criados os gráficos dos assets do jogo, para eles foi utilizado o software Aseprite, fazendo todas as modificações nos assets pré-existentes e criando outros, com base nos elementos definidos no roteiro. Com os assets desenvolvidos, eles foram usados para criar os componentes do jogo em Unity, que na próxima etapa tiveram scripts codificados em C# para fazer o jogo funcionar. Com todos os elementos desenvolvidos, as fases do jogo criadas e os testes de desempenho realizados nas mesmas. Durante os testes foi possível verificar que todos os aparelhos apresentaram taxa acima de 60 frames por segundo, máximo suportado pelos aparelhos. Por fim, todo o projeto compilado em duas versões, a principal para Android e outra para Windows.

Referências

Alsubaie, A., Alaithan, M., Boubaid, M., and Zaman, N. (2018). Making learning fun: Educational concepts & logics through game. In 2018 20th International Conference on Advanced Communication Technology (ICACT), pages 454–459. IEEE.

Chang, R.-C. and Yang, C.-Y. (2016). Developing a mobile app for game-based learning in middle school mathematics course. In 2016 International Conference on Applied System Innovation (ICASI), pages 1–2. IEEE.

Elaish, M. M., Ghani, N. A., Shuib, L., and Al-Haiqi, A. (2019). Development of a mobile game application to boost students’ motivation in learning english vocabulary. IEEE Access, 7:13326–13337.

Figueiredo, J. and García-Peñalvo, F. J. (2018). Building skills in introductory programming. In Proceedings of the Sixth International Conference on Technological Ecosystems for Enhancing Multiculturality, pages 46–50. ACM.

García-Peñalvo, F. J. (2018). Editorial computational thinking. IEEE Revista Iberoamericana de Tecnologias del Aprendizaje, 13(1):17–19.

González, J., Pomares, H., Damas, M., García-Sánchez, P., Rodriguez-Alvarez, M., and Palomares, J. M. (2013). The use of video-gaming devices as a motivation for learning embedded systems programming. IEEE Transactions on Education, 56(2):199–207.

Jordine, T., Liang, Y., and Ihler, E. (2014). A mobile-device based serious gaming approach for teaching and learning java programming. In 2014 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE) Proceedings, pages 1–5. IEEE.

Keengwe, J. and Bhargava, M. (2014). Mobile learning and integration of mobile technologies in education. Education and Information Technologies, 19(4):737–746.

Lotfi, E. and Mohammed, B. (2018). Teaching object oriented programming concepts through a mobile serious game. In Proceedings of the 3rd International Conference on Smart City Applications, page 74. ACM.

Malliarakis, C., Satratzemi, M., and Xinogalos, S. (2013). Towards a new massive multiplayer online role playing game for introductory programming. In Proceedings of the 6th Balkan Conference in Informatics, pages 156–163. ACM.

Martin-Dorta, N., Sanchez-Berriel, I., Bravo, M., Hernandez, J., Saorin, J. L., and Contero, M. (2014). Virtual blocks: a serious game for spatial ability improvement on mobile devices. Multimedia Tools and Applications, 73(3):1575–1595.

Mitamura, T., Suzuki, Y., and Oohori, T. (2012). Serious games for learning programming languages. In 2012 IEEE international conference on systems, man, and cybernetics (SMC), pages 1812–1817. IEEE.

Motta, R. L. and Junior, J. T. (2013). Short game design document (sgdd). Proceedings of the XII SBGames, pages 16–18.

Pellas, N. and Vosinakis, S. (2018). The effect of simulation games on learning computer programming: A comparative study on high school students’ learning performance by assessing computational problem-solving strategies. Education and Information Technologies, 23:2423–2452.

Sierra, A., Ariza, T., Fernández-Jiménez, F., Muñoz-Calle, J., Molina, A., and Martín-Rodríguez, Á. (2016). Educational resource based on games for the reinforcement of engineering learning programming in mobile devices. In 2016 Technologies Applied to Electronics Teaching (TAEE), pages 1–6. IEEE.

Tsalikidis, K. and Pavlidis, G. (2016). jlegends: Online game to train programming skills. In 2016 7th International Conference on Information, Intelligence, Systems & Applications (IISA), pages 1–6. IEEE.

Wong, Y. S., Hayati, M., Yatim, M., and Hoe, T. W. (2017). A propriety game based learning mobile game to learn object-oriented programming—odyssey of phoenix. In 2017 IEEE 6th International Conference on Teaching, Assessment, and Learning for Engineering (TALE), pages 426–431. IEEE.
Publicado
23/08/2023
Como Citar

Selecione um Formato
TRINDADE, Caio Max G. F.; NOGUEIRA, Tiago do Carmo; FERREIRA, Naidson Clayr S.. Run Code: Um Jogo Mobile Auxiliador no Processo de Ensino e Aprendizagem em Lógica de Programação. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 8. , 2023, Santarém/PA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 133-142. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2023.232054.