Desigualdades Tecnológicas: impactos no retrocesso da aprendizagem no contexto pós-pandêmico

  • Liandra Mendes dos Santos UEMA
  • Débora Suzane Gomes Mendes UFMG

Resumo


Este artigo tem por objetivo discutir os impactos da desigualdade tecnológica na educação durante o ensino remoto e as medidas de recuperação educacional na pós-pandemia. Para tal, adotou-se pesquisa exploratória, de cunho qualitativo, pesquisa bibliográfica embasada em Natividade et al. (2020), Nakagaki e Sarpong (2020), pesquisa documental nos relatórios da UNESCO (2020), UNICEF/UIT (2020), etc. Os resultados indicam que a falta ou baixa qualidade de acesso à internet e recursos impediram parte da comunidade escolar acompanhar às aulas no ensino remoto, acarretando uma grande defasagem de ensino a grupos específicos, gerando a necessidade de elaboração de medidas de recuperação de aprendizagem geradas após a crise.

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Publicado
23/08/2023
SANTOS, Liandra Mendes dos; MENDES, Débora Suzane Gomes. Desigualdades Tecnológicas: impactos no retrocesso da aprendizagem no contexto pós-pandêmico. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 8. , 2023, Santarém/PA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 143-152. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2023.232435.