Desigualdades Tecnológicas: impactos no retrocesso da aprendizagem no contexto pós-pandêmico

  • Liandra Mendes dos Santos UEMA
  • Débora Suzane Gomes Mendes UFMG

Resumo


Este artigo tem por objetivo discutir os impactos da desigualdade tecnológica na educação durante o ensino remoto e as medidas de recuperação educacional na pós-pandemia. Para tal, adotou-se pesquisa exploratória, de cunho qualitativo, pesquisa bibliográfica embasada em Natividade et al. (2020), Nakagaki e Sarpong (2020), pesquisa documental nos relatórios da UNESCO (2020), UNICEF/UIT (2020), etc. Os resultados indicam que a falta ou baixa qualidade de acesso à internet e recursos impediram parte da comunidade escolar acompanhar às aulas no ensino remoto, acarretando uma grande defasagem de ensino a grupos específicos, gerando a necessidade de elaboração de medidas de recuperação de aprendizagem geradas após a crise.

Referências

BARDIN, L. (1977). “Análise de conteúdo”. Lisboa: Edições 70.

BAZHUNI, R. F.; SILVA, L. R. (2020) “Ações de docência na pandemia: Desafios e oportunidades com as novas tecnologias digitais”. Revista Carioca de Ciência, Tecnologia e Educação, v. 5, Edição Especial. Disponível em: [link]. Acesso em: 14 maio 2023.

BORGES, A. C.; OLIVEIRA, M. S.; BARROS, A. da S. X.; Oliveira, E. G. (2021) “Ensino remoto emergencial e o uso das TDIC por docentes da rede de ensino médio integrado federal”. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 6., 2021, Evento Online. Anais do VI Congresso sobre Tecnologias na Educação (CTRL+E 2021). Educação com tecnologias: pessoas, didática e currículo integrados. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, p. 206-214. Disponível em: [link]. Acesso em: 21 maio 2023.

CETIC.BR, Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação. (2021) “Pesquisa sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas escolas brasileiras – TIC educação 2020”. Disponível em: [link]. Acesso em: 16 maio 2023.

CETIC.BR, Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação. (2022) “Painel TIC COVID-19: Pesquisa on-line com usuários de Internet no Brasil”. 4ª edição: Cultura, Comércio Eletrônico, Serviços Públicos On-line, Telessaúde, Ensino Remoto e Teletrabalho. Disponível em: [link]. Acesso em: 16 maio 2023.

CRESWEL, J. W. (2007) “Projeto de pesquisa: método qualitativo, quantitativo e misto”. 2. ed. Porto Alegre: Artmed.

GIL, A. C. (2008) “Como elaborar projetos de pesquisa”. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

LOCATELLI, E. L.; TROIS, L. P. (2021) Práticas Pedagógicas da Educação Básica em um espaçotempo híbrido e multimodal. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 6., 2021, Evento Online. Anais do VI Congresso sobre Tecnologias na Educação (CTRL+E 2021). Educação com tecnologias: pessoas, didática e currículo integrados, Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, p. 100-109. Disponível em: [link]. Acesso em: 21 maio 2023.

NAGAKI, M.; SARPONG, E. (2021) “Conectando os desconectados em tempos de crise”. Panorama Setorial.

NATIVIDADE, M. S. da; GUIMARÃES, J. M. de M; MIRANDA, S. S.; BARRETO FILHO, O.; ARAGÃO, E. S. de. (2020) “Educação e desigualdades na pandemia da COVID-19: realidade e desafios para as políticas públicas brasileira”. In: BARRETO, M. L.; PINTO JUNIOR, E. P.; ARAGÃO, E.; BARRAL-NETTO, M. (org.). Construção de conhecimento no curso da pandemia de COVID-19: aspectos biomédicos, clínico-assistenciais, epidemiológicos e sociais. Salvador: Edufba, v. 2. DOI: https://doi.org/10.9771/9786556300757.027

OECD, Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. (2023) “Education at a glance 2022: OECD Indicators”, OECD Publishing, Paris. Disponível em: https://doi.org/10.1787/3197152b-en. Acesso em: 18 maio 2023.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. (2013) “Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico”. Novo Hamburgo, RS: Feevale.

PNUD, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. COVID-19 e desenvolvimento sustentável - Avaliando a crise de olho na recuperação. Brasília, 2021. Disponível em: [link]. Acesso em: 18 maio 2023.

SANTOS, L. M. dos. (2021) “LITERACIA DIGITAL NA PANDEMIA DA COVID-19: uma análise acerca dos saberes e competências digitais dos professores da Educação Básica no contexto pandêmico atual”. Monografia (Graduação em Pedagogia). Universidade Estadual do Maranhão, São Luís – Maranhão, p. 59.

SILVA, F. A. B. da; ZIVIANI, P.; GHEZZ, D. R. (2019) “As tecnologias digitais e seus usos”. Brasília: IPEA, abr. (Texto para Discussão).

SOUZA, E. P de. (2020) “Educação em tempos de pandemia: desafios e possibilidades”. Caderno de Ciências Sociais Aplicadas, Vitória da conquista/BA, v. 17, n°30, jul/dez.

SOUZA, W. A. de. (2022) “Desigualdades e Tecnologias Digitais: Interferências que envolvem o capital social, econômico e cultural frente ao capital tecnológico”. Revista Científica Novas Configurações - Diálogos Plurais, Luziânia, v. 3, n.1, p. 23-36.

UNESCO. (2020) “Building peace in the minds of men and women. COVID-19 Educational Disruption and Response”. Disponível em: [link]. Acesso em: 20 maio 2023.

UNICEF, Fundo das Nações Unidas para a Infância.; UIT, União Internacional de Telecomunicações. (2020) “How many children and young people have Internet access at home?”, New York: Unicef. Disponível em: [link]. Acesso em: 20 maio 2023.
Publicado
23/08/2023
Como Citar

Selecione um Formato
SANTOS, Liandra Mendes dos; MENDES, Débora Suzane Gomes. Desigualdades Tecnológicas: impactos no retrocesso da aprendizagem no contexto pós-pandêmico. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 8. , 2023, Santarém/PA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 143-152. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2023.232435.