Desenvolvimento de Jogos por Alunos no Processo de Ensino Aprendizagem de Internet das Coisas

  • Victor Takashi Hayashi Inteli
  • Flávia Maria Santoro Inteli
  • Victor B. A. Rossetti de Quiroz Inteli

Resumo


O ensino de Internet das Coisas (IoT) pode ser desafiador pois é uma tecnologia que utiliza conceitos de Eletrônica Analógica e Digital, Redes de Computadores, Programação em Microcontroladores e Desenvolvimento Web. Este artigo descreve um método para uso de jogos para fomentar o aprendizado em IoT, de forma a motivar um maior engajamento de alunos de graduação e um relato de experiência com 30 alunos para validar a abordagem.

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Publicado
23/08/2023
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HAYASHI, Victor Takashi; SANTORO, Flávia Maria; QUIROZ, Victor B. A. Rossetti de. Desenvolvimento de Jogos por Alunos no Processo de Ensino Aprendizagem de Internet das Coisas. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 8. , 2023, Santarém/PA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 153-162. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2023.232588.