Diretrizes de Gestão Colaborativa na Era Digital: um mapeamento sistemático da literatura

  • Lívia P. R. Oliveira UFRN
  • Adja F. Andrade UFRN

Resumo


A colaboração docente na educação melhora o aprendizado dos alunos, uma vez que cria-se uma rede de apoio entre os educadores que sentem-se mais seguros para circular conhecimento e inovar em suas práticas. Assim, este artigo tem o objetivo de identificar de que forma a gestão escolar tem favorecido o trabalho colaborativo docente na educação básica. O método utilizado foi o mapeamento sistemático da literatura. Os resultados apontaram que o trabalho docente ainda é muito individualizado e pouco incentivado. Nesse cenário, pesquisas procuram realizar ações para engajar grupos específicos de professores em ações de caráter colaborativo. Além disso, observou lacuna na utilização de tecnologias para facilitar a interação.

Referências

ARARUNA, Maria Rejane. Articulação entre o professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e o professor do ensino comum: Um estudo das perspectivas do trabalho colaborativo em duas escolas municipais de Fortaleza - Tese (Doutorado) - UFC, Fortaleza, 2018.

CASTILHO, Janaina Carrasco. As redes colaborativas na escola sob a ótica de professores dos anos iniciais do ensino fundamental. 184f. 2021. Tese (Doutorado em Educação) - PUC, Campinas, 2021.

DANTAS, Fábia Caires. Formação em serviço e a colaboração em uma escola de ensino fundamental (anos finais) e médio da rede particular de ensino da cidade de São Paulo/SP.. 152 f. Dissertação de Mestrado em Educação. PUC, São Paulo, 2020.

DERMEVAL, Diego; COELHO, Jorge A. P. de M.; BITTENCOURT, Ig
I. Mapeamento Sistemático e Revisão Sistemática da Literatura em Informática na Educação. In: JAQUES, Patrícia Augustin; SIQUEIRA; Sean; BITTENCOURT, Ig; PIMENTEL, Mariano. (Org.) Metodologia de Pesquisa Científica em Informática na Educação: Abordagem Quantitativa, v. 2. Porto Alegre: SBC, 2020.

FERNANDES, Francisca Risolene; SOUSA, Francisca Genifer Andrade; FIALHO, Lia Machado Fiuza. Colaboração entre direção escolar e professores com foco na aprendizagem discente. Revista de Gestão e Avaliação Educacional, 2021.

FERREIRA, Heidi Jancer; PATTON, Kevin; PARKER, Melissa. Do isolamento à colaboração: desenvolvimento de uma comunidade de professores de Educação Física em tempos de pandemia. Movimento, v. 28, 2022.

FONSECA, Celestina Cruz Pedroni; GONÇALVES, Simone Munafó Tostes; DOS SANTOS JR, João Batista. Alfabetização científica, colaboração e desenvolvimento profissional: Investigando conexões em um grupo colaborativo de professoras dos anos iniciais. Revista Insignare Scientia-RIS, v. 5, n. 3, p. 226-242, 2022.

GONÇALVES, Flávia Maria. Aspectos de colaboração entre professores que ensinam matemática durante o planejamento de uma aula. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - UTFPR, Londrina, 2021.

GUIDOLIN, Jardel Antonio. Construção e implementação de uma proposta colaborativa de integração curricular na educação básica: possibilidades e limites para a inovação da gestão da aula. Dissertação (Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional) - UFSM, Santa Maria/RS, 2022.

HARGREAVES, Andy; O'CONNOR, Michael T. Collaborative professionalism: When teaching together means learning for all. Corwin Press, 2018.

LIMA, Rodrigo Rodrigues Melo de. A colaboração entre professores de sala de aula e de laboratório de informática para a produção de planos de aulas com integração de tecnologias digitais no ensino da matemática. 120f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - UFRN. Natal, RN, 2019.

MACHADO, Joaquim; GIL, Paulo. Coordenação pedagógica e colaboração docente. Potencialidades e desafios de um modelo organizativo. Revista Portuguesa de Investigação Educacional, n. 18, p. 32-56, 2018.

MARCOMINI, Inês Aparecida Bolandin. A profissionalidade dos professores coordenadores dos anos iniciais no ensino fundamental da rede pública estadual de Ribeirão Preto. Dissertação (Mestrado em Educação) USP, Ribeirão Preto, 2021.

MARTINS, Priscila Bernardo. Potencialidades dos estudos de aula para a formação continuada de um grupo de professores que ensinam matemática na rede municipal de São Paulo no contexto de uma pesquisa envolvendo implementação curricular. 251f. Tese(Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática)-UCS, São Paulo, 2020.

NAZÁRIO, Cláudia Roberto Soares de Macêdo. Articulações entre docentes do atendimento educacional especializado e da sala de aula nos anos finais do ensino fundamental: tecendo redes de diálogo e colaboração. 323f. Tese (Doutorado em Educação) - UFRN. Natal, 2021.

NÓVOA, Antonio. Formação de professores e trabalho pedagógico. Lisboa: Educa, 2002.

NÓVOA, António. Imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.

PEÑA RUZ, Marcela. Dimensiones del aprendizaje colaborativo docente en Comunidades Profesionales de Aprendizaje en Chile. Cuadernos de Investigación Educativa, v. 14, n. 1, 2023.

QUEIROZ, Lindinalva Ferreira de. Escuta de professores e professoras sobre os sentidos da atuação do coordenador pedagógico na formação continuada centrada na escola. 147f. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) - UFPE. Caruaru, PE, 2018.

SANTOS, Sandra Virgínia Correia de Andrade. Col@b formacional com as culturas digitais : tecendo redes docentes interativas e colaborativas. 278 f. Tese (Doutorado em Educação) - UFS, São Cristóvão, SE, 2021.

SILVA, Maria do Carmo Lobato da. Culturas colaborativas e inclusão escolar: limites e potencialidades de uma formação continuada centrada na escola. 282f. Tese (Doutorado em Educação Especial) - UFSCAR, São Carlos, 2020.

SILVA, Rossicleide Santos da. Possibilidades formativas da colaboração entre professores do ensino comum e especial em um município paraense. 139f Dissertação (Mestrado em Educação Especial), UFSCAR, São Carlos, 2018.

SILVA, Simone. Dias da. Contribuições do Estudo de Aula (Lesson Study) para o desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática no 1º ano do Ensino Fundamental utilizando material curricular. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) – UCS, São Paulo, 2020.

SOARES, André de Souza. Caminhando e semeando: a colaboração entre professores da Educação Básica para promoção da aprendizagem histórica no município de Japi/RN. 171f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria) - UFRN, Natal, 2022.

VALENÇA, Cibelle et al. O uso de ferramentas digitais de comunicação como recurso para o planejamento colaborativo e interdisciplinar docente. In: Anais do XXIV Workshop de Informática na Escola. SBC, 2018. p. 529-538.
Publicado
23/08/2023
Como Citar

Selecione um Formato
OLIVEIRA, Lívia P. R.; ANDRADE, Adja F.. Diretrizes de Gestão Colaborativa na Era Digital: um mapeamento sistemático da literatura. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 8. , 2023, Santarém/PA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 192-201. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2023.232668.