O little dot adventure como ferramenta de estímulo ao ensino do pensamento computacional no ensino médio

  • Edson Caio Silva UFRN
  • Micheli Gomes da Silva UFRN
  • Raquel de Lima Silva Cavalcante UFRN
  • Apuena Vieira Gomes UFRN
  • Kleber Tavares Fernandes UFRN

Resumo


Considerando a importância que as habilidades de pensamento computacional possuem atualmente, torna-se oportuno buscar estratégias que favoreçam a disseminação do tema em todos os níveis de ensino. Por isso, este relato de experiência objetiva analisar o potencial do Little Dot Adventure como ferramenta de estímulo ao ensino de pensamento computacional na educação básica. Com essa experiência, que consistiu numa oficina prática, constatou-se que o software contribui para introduzir as noções básicas do pensamento computacional no ensino médio, despertando o interesse dos jovens pelo tema. Além de promover a atuação autônoma e colaborativa entre os estudantes.

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Publicado
23/08/2023
SILVA, Edson Caio; SILVA, Micheli Gomes da; CAVALCANTE, Raquel de Lima Silva; GOMES, Apuena Vieira; FERNANDES, Kleber Tavares. O little dot adventure como ferramenta de estímulo ao ensino do pensamento computacional no ensino médio. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 8. , 2023, Santarém/PA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 202-211. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2023.232687.