Avaliação de uma proposta de aprendizagem do sistema Braille para videntes

  • Roberto P. Nascimento UFRGS / UFOPA
  • Dante A. C. Barone UFRGS
  • Josivan R. Reis UFOPA
  • Arthur S. Araújo UFRGS
  • Regina Heidrich Universidade Feevale

Resumo


Este trabalho analisa e identifica o impacto da utilização de uma proposta do sistema Braille no processo de ensino-aprendizagem para sujeitos videntes, que atuam na educação. O objetivo é apresentar uma proposta de aprendizagem baseada nos padrões de similaridade dos caracteres Braille ensinando-os a identificar estes caracteres. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e descritiva, utilizando o método do Ganho de Hake. Como resultado, notou-se que a utilização da proposta teve uma aprendizagem relevante no contexto da pesquisa, situando-se os videntes à aprendizagem do sistema Braille por meio do recurso tecnológico. Conclui-se que, a pesquisa teve uma atenção maior para a tecnologia como artefato técnico e não apenas a aprendizagem dos videntes para o uso da tecnologia digital.

Referências

BRASIL (2006). Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Grafia a Braille para a Língua Portuguesa.

de Sá, E. D., de Campos, I. M., and Silva, M. B. C. (2007). Atendimento educacional especializado: Deficiência Visual. Seesp/Seed/Mec, pages 1–57.

Fialho de Carvalho, M. and Borges, J. A. d. S. (2019). Rebrailizando os cegos no século XXI. Revista Scientiarum Historia, 1:9.

Hake, R. R. (1998). Interactive-engagement versus traditional methods: A six-thousand-student survey of mechanics test data for introductory physics courses. American Journal of Physics, 66(1):64–74.

Harris, L. N., Gladfelter, A., Santuzzi, A. M., Lech, I. B., Rodriguez, R., Lopez, L. E., Soto, D., and Li, A. (2023). Braille literacy as a human right: A challenge to the “inefficiency” argument against braille instruction. International Journal of Psychology, 58(1):52–58.

Jamovi (2022). The jamovi project (2022). (Version 2.3) [Computer Software]. Disponível em: https://www.jamovi.org. Acessado em 10 de maio de 2023.

Nascimento, R., Barone, D., Araújo, A., and Heidrich, R. (2023). Standard-Based Braille Learning: a new proposal for teaching the Braille system. In 2023 32nd Annual Conference of the European Association for Education in Electrical and Information Engineering (EAEEIE), pages 1–6. IEEE.

Nascimento, R., Reis, J., Amorim, S., Printes, M., Heidrich, R., and Barone, D. (2022). Muiraquitã braille: Uma proposta de aplicativo para aprendizagem e tradução do sistema braille. In Anais Estendidos do XI Congresso Brasileiro de Informática na Educação, pages 93–96, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Preuss, E., Passerino, L., Baldassarri, S., Camargo, V. R., and Kober De Almeida, L. (2019). E-DUB-A: A tangible educational resource editor in inclusive classes. Proceedings IEEE 19th International Conference on Advanced Learning Technologies, ICALT 2019, 2161-377X:303–307.

Preuss, E., Vieira, M., Coutinho, K., Henriques, R., and Baldassarri, S. (2020). Uso de mesa tangível na educação inclusiva. In Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 742–751, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Putnam, B. C. and Tiger, J. H. (2015). Teaching braille letters, numerals, punctuation, and contractions to sighted individuals. Journal of Applied Behavior Analysis, 48(2):466–471.

Scheithauer, M. C. and Tiger, J. H. (2012). a Computer-Based Program To Teach Braille Reading To Sighted Individuals. Journal of Applied Behavior Analysis, 45(2):315–327.

Scheithauer, M. C., Tiger, J. H., and Miller, S. J. (2013). On the efficacy of a computer-based program to teach visual braille reading. Journal of Applied Behavior Analysis, 46(2):436–443.

Toussaint, K. A., Scheithauer, M. C., Tiger, J. H., and Saunders, K. J. (2017). Teaching identity matching of braille characters to beginning braille readers. Journal of Applied Behavior Analysis, 50(2):278–289.
Publicado
23/08/2023
Como Citar

Selecione um Formato
NASCIMENTO, Roberto P.; BARONE, Dante A. C.; REIS, Josivan R.; ARAÚJO, Arthur S.; HEIDRICH, Regina. Avaliação de uma proposta de aprendizagem do sistema Braille para videntes. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 8. , 2023, Santarém/PA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 222-231. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2023.232696.