Relato de experiência das Ações do Projeto Meninas Pai D’Éguas com alunas e professores do Ensino Básico e Superior no Estado do Pará

  • Elulliany M. M. de Sousa UFOPA
  • Alessandra A. de Castro UFOPA
  • Cibele L. R. Pires UFOPA
  • Alaiane Diniz de Sousa UFOPA
  • Liviane P. Rego UFOPA
  • Yomara P. Pires UFPA
  • Mateus H. O. da Silva UFPA
  • Edson Moreira da Costa Filho UFPA

Resumo


A igualdade de gênero e o acesso igualitário à educação são prioridades globais e impulsionam a realização de iniciativas de estímulo de meninas e jovens à área de STEM. Neste sentido, trabalhar conteúdos de computação, robótica e pensamento computacional desde o ensino básico pode ser uma importante estratégia para inserção de mulheres na área de tecnologia. Este artigo descreve relatos de experiência das ações do Projeto Meninas Pai D’Éguas desenvolvidas em quatro municípios do Estado do Pará com alunas e professores do ensino básico e superior. Os resultados obtidos foram promissores no que se refere a qualidade dos conteúdos abordados e satisfação dos participantes envolvidos.

Referências

Dantas, Glória de Fátima Vieira. "Fatores que levam à resistência dos professores ao uso das TIC em sala de aula." (2014).

Dellagnelo, L. and Stefani, C. UNESCO, Mapeamento de iniciativas de estímulo de meninas e jovens à área de STEM no Brasil. Brasília, 2022.

de Oliveira, Carla Santos, et al. "De bolsista de iniciação científica júnior à extensionista: um relato de experiência pautado nas ações de equidade de gênero em STEAM durante o curso Técnico em Informática." Anais do XVI Women in Information Technology. SBC, 2022.

Garcia, Gabryella da S., et al. "Fortalecendo Laços entre Egressas de Cursos de Tecnologia da Informação e um Projeto de Empoderamento Feminino." Anais do XVI Women in Information Technology. SBC, 2022.

Ramos, Ana Isabela M., and Fabíola O. Araújo. "Questões de Gênero e a Evasão de Mulheres nos Cursos de Computação: Um Estudo de Caso na Região Metropolitana de Belém." Anais do XVI Women in Information Technology. SBC, 2022.

Santiago, Suzy, and Lindamir Salete Casagrande. "O Gap de Gênero no Mercado de Redes de Computadores: Estudo de Campo do Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos." Anais do XVI Women in Information Technology. SBC, 2022.

SILVA, Anderson Marques et al. Relato de uma Formação Continuada sobre Pensamento Computacional e Cultura Maker para Professores da Rede Municipal de Feira Nova-PE. In: Anais do VI Congresso sobre Tecnologias na Educação. SBC, 2021. p. 215-224.

UNESCO. "Decifrar o código: educação de meninas e mulheres em ciências, tecnologia, engenharia e matemática (STEM)." (2018)
Publicado
23/08/2023
Como Citar

Selecione um Formato
SOUSA, Elulliany M. M. de; CASTRO, Alessandra A. de; PIRES, Cibele L. R.; SOUSA, Alaiane Diniz de; REGO, Liviane P.; PIRES, Yomara P.; SILVA, Mateus H. O. da; COSTA FILHO, Edson Moreira da. Relato de experiência das Ações do Projeto Meninas Pai D’Éguas com alunas e professores do Ensino Básico e Superior no Estado do Pará. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 8. , 2023, Santarém/PA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 242-251. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2023.232707.