Relato de experiência das Ações do Projeto Meninas Pai D’Éguas com alunas e professores do Ensino Básico e Superior no Estado do Pará

  • Elulliany M. M. de Sousa UFOPA
  • Alessandra A. de Castro UFOPA
  • Cibele L. R. Pires UFOPA
  • Alaiane Diniz de Sousa UFOPA
  • Liviane P. Rego UFOPA
  • Yomara P. Pires UFPA
  • Mateus H. O. da Silva UFPA
  • Edson Moreira da Costa Filho UFPA

Abstract


Gender equality and equal access to education are overall priorities and drive initiatives to encourage girls and young people in STEM. In this sense, working with computing, robotics and computational thinking content since basic education grades can be an important strategy for inserting women in the technology area. This article describes experience reports of the actions of the Project Meninas Pai D’Éguas developed in four cities from the State of Pará with basic and higher education students and teachers. The results obtained were promising in terms of the quality of the content addressed and the satisfaction of the participants involved.

References

Dantas, Glória de Fátima Vieira. "Fatores que levam à resistência dos professores ao uso das TIC em sala de aula." (2014).

Dellagnelo, L. and Stefani, C. UNESCO, Mapeamento de iniciativas de estímulo de meninas e jovens à área de STEM no Brasil. Brasília, 2022.

de Oliveira, Carla Santos, et al. "De bolsista de iniciação científica júnior à extensionista: um relato de experiência pautado nas ações de equidade de gênero em STEAM durante o curso Técnico em Informática." Anais do XVI Women in Information Technology. SBC, 2022.

Garcia, Gabryella da S., et al. "Fortalecendo Laços entre Egressas de Cursos de Tecnologia da Informação e um Projeto de Empoderamento Feminino." Anais do XVI Women in Information Technology. SBC, 2022.

Ramos, Ana Isabela M., and Fabíola O. Araújo. "Questões de Gênero e a Evasão de Mulheres nos Cursos de Computação: Um Estudo de Caso na Região Metropolitana de Belém." Anais do XVI Women in Information Technology. SBC, 2022.

Santiago, Suzy, and Lindamir Salete Casagrande. "O Gap de Gênero no Mercado de Redes de Computadores: Estudo de Campo do Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos." Anais do XVI Women in Information Technology. SBC, 2022.

SILVA, Anderson Marques et al. Relato de uma Formação Continuada sobre Pensamento Computacional e Cultura Maker para Professores da Rede Municipal de Feira Nova-PE. In: Anais do VI Congresso sobre Tecnologias na Educação. SBC, 2021. p. 215-224.

UNESCO. "Decifrar o código: educação de meninas e mulheres em ciências, tecnologia, engenharia e matemática (STEM)." (2018)
Published
2023-08-23
SOUSA, Elulliany M. M. de; CASTRO, Alessandra A. de; PIRES, Cibele L. R.; SOUSA, Alaiane Diniz de; REGO, Liviane P.; PIRES, Yomara P.; SILVA, Mateus H. O. da; COSTA FILHO, Edson Moreira da. Relato de experiência das Ações do Projeto Meninas Pai D’Éguas com alunas e professores do Ensino Básico e Superior no Estado do Pará. In: CONGRESS ON TECHNOLOGIES IN EDUCATION (CTRL+E), 8. , 2023, Santarém/PA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 242-251. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2023.232707.