Uso de TICs para o Desenvolvimento de Atividades Acadêmicas: uma Experiência em Tempos da Pandemia da COVID 19
Resumo
Este artigo relata a capacitação docente em Tecnologias da Incapacitação e Comunicação TICs realizada virtualmente pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) durante a pandemia de COVID-19. A experiência faz parte do Projeto "Alfabetização em Tecnologias Educacionais Digitais aplicadas ao Ensino Remoto" (Projeto TEDigitais), que busca a alfabetização em tecnologias educacionais digitais no ensino remoto. O relato descreve o planejamento, seleção de ferramentas e transmissão das capacitações, destacando a importância da preparação da equipe para garantir um ambiente de aprendizagem eficaz e interativo. Um dos principais resultados, mostraram que a experiência de conduzir capacitações em tecnologias por meio de videoconferências trouxe aprendizados significativos.Referências
Alencar, A K. F., Lucena, F. A. de, Sousa, M. do S. C. de (2021). O Ensino Remoto: Perspectivas e Desafios Advindos das Tecnologias Durante a Pandemia. ID on line. Revista de Psicologia: Periódico Multidisciplinar, v. 15, n. 57, p. 798-807.
Amaral, M. M. do, Rossini, T. S. S., Santos, E. O. (2021). A viralização da educação online: a aprendizagem para além da pandemia do novo coronavírus. Práxis Educacional, [S. l.], v. 17, n. 46, p. 334-355.
Arruda, E. P. (2020). Educação Remota Emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. Em Rede Revista de Educação a Distância. v.7, n.1, p.257275..
Durães, V. M, Parizotto, C. P., Lima, D. A., Agostini, V. W. (2021). Produção de vídeos estudantis para uma educação inovadora em tempos de pandemia. Argumentos Pró-Educação, Pouso Alegre, v. 6, p. 1-22.
Martins, R. X. (2021). A Covid 19 e o fim da Educação a Distância: um ensaio. Em Rede Revista de Educação a Distância. v.7, n.1, p.242-256.
Moran, J. Bacich, L. (Org.). (2018). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso.
Moreira, J.A.M., Monteiro, A. M. (2010). O trabalho pedagógico em cenários presenciais e virtuais no ensino superior. Educação, capacitação e Tecnologias, [S. l.], v.3, n.2, p.82-94.
Santos, P. K. dos, Schwanke, C., Machado, K. G. W. (2017). Tecnologias digitais na Educação: possibilidades para o desenvolvimento da educação para a cidadania global Educação por Escrito, Porto Alegre, v. 8, n. 1, p. 129-145.
Santos, T. F. dos S. dos, Andrade, S. V. R. de. (2021). O uso de vídeos como recurso pedagógico no ensino remoto. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 10, n. 3, p. 1201–1212.
Sassaki, R.K. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. 7. ed. Rio de Janeiro: WVA, 2010.
Silva Júnior, E. A., Silva, C. F. P. da., Bertoldo, S. R. F. (2020). Educação em tempos de pandemia: o uso da ferramenta podcast como estratégia de ensino. Tecnia, [S.l], v. 5, n. 2, p. 31-51.
Soares, C. J. F. (2021). Google Meet no ensino e na aprendizagem da matemática em tempos da pandemia da COVID-19 em uma turma de licenciatura de matemática. Revista BOEM, Florianópolis, v. 9, n. 18, p. 103-12.. DOI: 10.5965/2357724X09182021103.
Velôso, J. da R., Laureano, L. de F. de J., Stropa, J. M., Cunha, G. D. da. (2022). Experiências Vivenciadas Da Residência Pedagógica Em Tempos De Pandemia: Contribuição Na capacitação Docente. Educationis. v. 10, n.1, p. 54-60.
Zanin, E., Bichel, A. (2018). A Importância das Ferramentas Tecnológicas para o Processo de Aprendizagem no Ensino Superior. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas. v. 19, p. 456-464.
Amaral, M. M. do, Rossini, T. S. S., Santos, E. O. (2021). A viralização da educação online: a aprendizagem para além da pandemia do novo coronavírus. Práxis Educacional, [S. l.], v. 17, n. 46, p. 334-355.
Arruda, E. P. (2020). Educação Remota Emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. Em Rede Revista de Educação a Distância. v.7, n.1, p.257275..
Durães, V. M, Parizotto, C. P., Lima, D. A., Agostini, V. W. (2021). Produção de vídeos estudantis para uma educação inovadora em tempos de pandemia. Argumentos Pró-Educação, Pouso Alegre, v. 6, p. 1-22.
Martins, R. X. (2021). A Covid 19 e o fim da Educação a Distância: um ensaio. Em Rede Revista de Educação a Distância. v.7, n.1, p.242-256.
Moran, J. Bacich, L. (Org.). (2018). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso.
Moreira, J.A.M., Monteiro, A. M. (2010). O trabalho pedagógico em cenários presenciais e virtuais no ensino superior. Educação, capacitação e Tecnologias, [S. l.], v.3, n.2, p.82-94.
Santos, P. K. dos, Schwanke, C., Machado, K. G. W. (2017). Tecnologias digitais na Educação: possibilidades para o desenvolvimento da educação para a cidadania global Educação por Escrito, Porto Alegre, v. 8, n. 1, p. 129-145.
Santos, T. F. dos S. dos, Andrade, S. V. R. de. (2021). O uso de vídeos como recurso pedagógico no ensino remoto. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 10, n. 3, p. 1201–1212.
Sassaki, R.K. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. 7. ed. Rio de Janeiro: WVA, 2010.
Silva Júnior, E. A., Silva, C. F. P. da., Bertoldo, S. R. F. (2020). Educação em tempos de pandemia: o uso da ferramenta podcast como estratégia de ensino. Tecnia, [S.l], v. 5, n. 2, p. 31-51.
Soares, C. J. F. (2021). Google Meet no ensino e na aprendizagem da matemática em tempos da pandemia da COVID-19 em uma turma de licenciatura de matemática. Revista BOEM, Florianópolis, v. 9, n. 18, p. 103-12.. DOI: 10.5965/2357724X09182021103.
Velôso, J. da R., Laureano, L. de F. de J., Stropa, J. M., Cunha, G. D. da. (2022). Experiências Vivenciadas Da Residência Pedagógica Em Tempos De Pandemia: Contribuição Na capacitação Docente. Educationis. v. 10, n.1, p. 54-60.
Zanin, E., Bichel, A. (2018). A Importância das Ferramentas Tecnológicas para o Processo de Aprendizagem no Ensino Superior. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas. v. 19, p. 456-464.
Publicado
23/08/2023
Como Citar
SOUSA, Elulliany Myranda Mafra de; GÓES, Marciana Lima; OLIVEIRA, Claudir; GÓES, Josecley Fialho; RODRIGUES JUNIOR, Raimundo Augusto Rego.
Uso de TICs para o Desenvolvimento de Atividades Acadêmicas: uma Experiência em Tempos da Pandemia da COVID 19. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 8. , 2023, Santarém/PA.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2023
.
p. 252-261.
DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2023.232713.