Adoção de Cartões Impressos para auxiliar no ensino de Linguagem de Marcação

  • Everthon Manoel da Silva Inácio FICR
  • Kerven Kildhery Silva FICR
  • Eliseu Salomão de Lima FICR
  • Weslley Francisco Leal Pereira FICR
  • Lucas Matheus de Oliveira Ramos FICR
  • Yasmin Araújo de Lima FICR
  • João Marcos Cosme da Silva FICR
  • Mayrton Dias de Queiroz FICR

Resumo


Nos dias atuais é possível notar a presença dos sistemas para web no cotidiano das pessoas. Assim, surge o desafio de preparar profissionais para que esses possuam a habilidade de desenvolver tais sistemas. Diante desse contexto, o objetivo deste trabalho consiste em identificar uma estratégia para auxiliar no ensino de linguagem de marcação de hipertexto HTML. Nesse trabalho, foram adotados os cartões impressos para apresentar as tags da linguagem de marcação. Com os cartões impressos, os alunos podem observar a estrutura das tags e como as mesmas facilitam a inserção dos elementos nas páginas html. Durante esse trabalho, foi possível realizar um experimento com os alunos de informática, onde os mesmos usaram os cartões impressos, assim, notou-se que essa estratégia teve uma boa aceitação entre os participantes.

Referências

Aires, T., Barreto, H., and Queiroz, M. (2015). Muito além do papel: Uma experiência de design e avaliação de realidade aumentada para cartões impressos. In Anais do Workshop de Realidade Virtual e Aumentada, pages 138–143, Presidente Prudente, SP, Brasil. Cultura Acadêmica.

Almeida, L. and Barbosa, A. (2021). Proposta de um aplicativo para auxiliar na execução de atividades práticas. In Anais da XXI Escola Regional de Computação Bahia, Alagoas e Sergipe, pages 198–205, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Andrade, I., Menezes, J., Dias, E., Nascimento, J., and Júnior, G. (2019). Relato de experiência das limitações na proposta de ensino de desenvolvimento web para discentes do nível fundamental da rede pública municipal. In Anais da XIX Escola Regional de Computação Bahia, Alagoas e Sergipe, pages 625–633, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

da Silva, J. G. and Diniz, J. R. B. (2021). Desafios e possibilidades para o desenvolvimento do pensamento computacional no fundamental i. In Anais do VI Congresso sobre Tecnologias na Educação, pages 148–157. SBC.

da Silva, L. F. and Barbosa, A. (2020). Uma ferramenta para apoiar generalização de feedback em disciplinas de programação introdutória. In Anais da XX Escola Regional de Computação Bahia, Alagoas e Sergipe, pages 321–330, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

de França, R. S. and Tedesco, P. (2021). Era uma vez... a contação de história como estratégia de expressão computacional crítica. In Anais do VI Congresso sobre Tecnologias na Educação, pages 255–264. SBC.

de Oliveira, C. R., Santos, J. T. G., de Sousa, C. A., Bulcão, J. d. S. B., and Madeira, C. A. G. (2021). Formação continuada em impressora 3d: possibilidades pedagógicas para os processos de ensino e de aprendizagem. In Anais do VI Congresso sobre Tecnologias na Educação, pages 245–254. SBC.

Ferreira, E. and Eis, D. (2011). Html5: curso w3c escritório brasil. São Paulo.

Gomes, T. S., Gomes, R. C. d. M., and de QL Gomes, L. (2021). Critérios para avaliação de softwares educacionais voltados para pessoas com deficiência visual. In Anais do VI Congresso sobre Tecnologias na Educação, pages 235–244. SBC.

Herculano, F. N. and Rebouças, A. D. (2021). Alfabeto: Um aplicativo para auxiliar no processo de alfabetização de crianças. In Anais do VI Congresso sobre Tecnologias na Educação, pages 354–363. SBC.

Silva, A. M., Porto, A. P., de Oliveira, P. R. B., and de Souza Araújo, R. V. (2021). Relato de uma formação continuada sobre pensamento computacional e cultura maker para professores da rede municipal de feira nova-pe. In Anais do VI Congresso sobre Tecnologias na Educação, pages 215–224. SBC.

Silva, M. S. (2019). HTML5: a linguagem de marcação que revolucionou a web. Novatec Editora.
Publicado
23/08/2023
INÁCIO, Everthon Manoel da Silva; SILVA, Kerven Kildhery; LIMA, Eliseu Salomão de; PEREIRA, Weslley Francisco Leal; RAMOS, Lucas Matheus de Oliveira; LIMA, Yasmin Araújo de; SILVA, João Marcos Cosme da; QUEIROZ, Mayrton Dias de. Adoção de Cartões Impressos para auxiliar no ensino de Linguagem de Marcação. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 8. , 2023, Santarém/PA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 272-281. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2023.232728.