Dimensionamento da força de trabalho docente: uma abordagem computacional baseada nas áreas de conhecimento dos cursos oferecidos

  • Melissa de Sousa Felipe IFCE
  • Érica de Lima Gallindo IFCE
  • Lara Beatriz Soares Gomes IFCE

Resumo


Este artigo apresenta uma metodologia para análise e planejamento de recursos docentes nos institutos federais, fundamentando-se na associação de docentes a subáreas específicas e na identificação de necessidades de contratação. A metodologia visa consolidar informações dos docentes e das disciplinas dos cursos oferecidos, permitindo o cruzamento entre a oferta e a demanda de carga horária docente por subárea. Um painel de visualização de dados é proposto como produto final, fornecendo informações claras sobre a situação de cada subárea em cada unidade da instituição. O objetivo é otimizar a alocação de recursos e garantir a qualidade dos serviços educacionais prestados.

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Publicado
23/08/2023
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FELIPE, Melissa de Sousa; GALLINDO, Érica de Lima; GOMES, Lara Beatriz Soares. Dimensionamento da força de trabalho docente: uma abordagem computacional baseada nas áreas de conhecimento dos cursos oferecidos. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 8. , 2023, Santarém/PA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 282-291. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2023.232780.