Análise do Uso das Tecnologias Educacionais em Escolas de Educação Infantil da Cidade de Óbidos-PA

  • Erica Nascimento de Castro IFPA

Resumo


Crianças da educação infantil têm habilidades de programação, o que destaca a importância de introduzir a tecnologia nessa faixa etária, como descrito neste trabalho sobre a realidade da educação infantil em Óbidos/PA. Foi aplicado um questionário a gestores de educação infantil de Óbidos que contribuiu para detectar o déficit de conhecimento e domínio tecnológico dos profissionais da educação ao operar em aplicações simples e facilitadoras. Foi possível verificar a falta de abordagens e metodologias para Tecnologia e Pensamento computacional na Educação Infantil. E que é necessário adequar o currículo das escolas à BNCC e incentivar a gestão com formação continuada e estímulos diversos. É urgente desenvolver documentos oficiais em Óbidos que promovam solidez formativa, tecnológica e cultural na educação infantil e identificar fatores para melhorar a educação pública.

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Publicado
23/08/2023
CASTRO, Erica Nascimento de. Análise do Uso das Tecnologias Educacionais em Escolas de Educação Infantil da Cidade de Óbidos-PA. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 8. , 2023, Santarém/PA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 302-309. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2023.232927.