Círculo Trigonométrico Interativo com Arduino: Uma Abordagem Prática para o Ensino de Trigonometria no Ensino Básico
Resumo
A trigonometria é uma área da matemática que pode ser desafiadora para os alunos do ensino básico. Compreender conceitos como ângulos, seno, cosseno e tangente pode ser abstrato e difícil de visualizar. Para tornar o ensino da trigonometria mais acessível e envolvente, propomos um projeto que utiliza o Arduino para construir um círculo trigonométrico interativo, visando facilitar a compreensão desses conceitos pelos alunos. A utilização do Arduino como plataforma de prototipagem eletrônica ofereceu a oportunidade de criar um recurso didático interativo e de baixo custo. Através da programação do Arduino, é possível também exibir os ângulos no círculo e calcular os valores das funções trigonométricas para cada ângulo.
Referências
Costa, B. P.; Evangelista, P. I. e. P. C. S. (2019). Dificuldades de aprendizagem da trigonometria. Anais do VI Congresso de Educação-Conedu. ISSN: 2358-8829. Campina Grande: Realize Editora. Disponível em: [link]. Acesso em: 03/06/2023 20:54.
Pimentel, C. S. e Campos, M. L. M. (2021). Matemática maker: uma disciplina para o itinerário formativo de matemática do novo ensino médio. pages 364–373. Anais do VI Congresso sobre tecnologia na Educação Ctrle-2021, Pau dos FerrosRN.
Schneider, B.; Blikstein, P. (2015). Using exploratory tangible user interfaces for supporting collaborative learning of probability. IEEE TLT. in press.
Souza, I. M. L.; Sampaio, L. M. R. e. A. W. L. (2018). Explorando o uso da robotica na educação básica: um estudo sobre ações práticas que estimulam o pensamento computacional. pages 98–107. In: Anais dos Workshops do VII Congresso Brasileiro de Informática na Educação.
Tavares, J. A; Simões, L. B. W. E. T. S. (2022). O uso de metodologias ativas no ensino das funções trigonométricas: uma adequação para o novo ensino médio. In Educação Pública. Disponível em: [link].