Desenvolvimento de um Jogo Digital Educativo para o Aprendizado de Geografia para Crianças com TDAH – Bilhar Geográfico
Resumo
Este trabalho apresenta o processo de Design Centrado no Usuário (DCU) de um jogo digital denominado Bilhar Geográfico, desenvolvido para crianças com Transtorno de Déficit de Atenção, Hiperatividade e Impulsividade (TDAH). É um jogo digital educativo que usa a metáfora de um bilhar, explorando questões relacionadas ao conhecimento sobre estados e regiões brasileiras. Com o objetivo de ter uma visão holística sobre os requisitos do Jogo foram integradas no processo de DCU, mais 03 (três) dimensões de design do framework PACT (Pessoas, Atividades, Contextos e Tecnologias).
Referências
AMERICAN PSYCHIATRY ASSOCIATION (APA). Proposed DSM-5 Organizational structure and disorders names, 2011. Disponível em: [link]. Acesso em: 01 jun. 2023.
BARROS, J. M. G. Jogo infantil e hiperatividade. Rio de Janeiro: Sprint, 2002.
BENYON, David. Interação Humano-Computador, 2ª. Ed. Pearson Education do Brasil, 2011.
CARNEIRO, Maria Lúcia Fernandes; Silveira, Milene Selbach. Objetos de Aprendizagem como elementos facilitadores na educação a distância. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, Edição Especial n. 4/2014, p. 235-260. Editora UFPR.
EUGÊNIO, Tiago. Educação Futura. Jogos que elevam o nível de atenção em crianças com TDAH. Reportagem publicada em 21 de março de 2016. Disponível em: [link]. Acesso em Mar de 2019.
GROS, B. (2003). The impact of digital games in education.First Monday, 8(7):6–26.
LANTER D. e ESSINGER, R. User-centered design. In: RICHARDSON D, et al. International Encyclopedia of Geography: People, the Earth, Environment and Technology. [S.l.]: John Wiley & Sons Ltd., 2017.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Classificação de transtornos mentais e de comportamento da CID-10: descrições clínicas e diretrizes diagnósticas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH). Fev, 2022. Disponível em: [link]. Acesso em: 04 jun, 2023.
ROHDE, L. A.; HALPER, N. R. Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade: atualização. Jornal de Pediatria, v.80, n.2, supl., 2004. Disponível em: [link]. Acesso em: 16 abr. 2023.
SAVI, R.; Ulbricht, V. R. (2008). Jogos digitais educacionais: benef ́ıcios e desafios.RENOTE, 6(1).
SILVA, A. B. B. Mentes inquietas: TDH: desatenção, hiperatividade e impulsividade. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.
SILVA, A. P.; et al Desenvolvimento de Jogo Computadorizado para Auxiliar o Letramento de Crianças com Hiperatividade via Internet. Universidade de Mogi das Cruzes/Núcleo de Pesquisas Tecnológicas, Mogi das Cruzes, Brasil. Disponível em: [link]. Acesso em Fevereiro de 2019.
TINTORI, F.; BAST, D. F.; PITTA, M. R. Jogo na terapia comportamental em grupo de crianças com TDAH. Acta comportamentalia, v.19, n.2. p.225-239, 2011. Disponível em: [link]. Acesso em: 12 maio 2023.
VENTURA, Maria de Fatima dos Santos Martins. O Envolvimento em Tarefa de uma aluna com Transtorno de Déficit de Atenção. Dissertação de Mestrado. Escola de Educação Superior de Coimbra (ESEC). Coimbra, 2017.