Desenvolvimento de um Jogo Digital Educativo para o Aprendizado de Geografia para Crianças com TDAH – Bilhar Geográfico

  • Socorro Vânia Lourenço Alves UFOPA
  • Celson Pantoja Lima UFOPA
  • Enoque C. Melo Alves UFOPA

Resumo


Este trabalho apresenta o processo de Design Centrado no Usuário (DCU) de um jogo digital denominado Bilhar Geográfico, desenvolvido para crianças com Transtorno de Déficit de Atenção, Hiperatividade e Impulsividade (TDAH). É um jogo digital educativo que usa a metáfora de um bilhar, explorando questões relacionadas ao conhecimento sobre estados e regiões brasileiras. Com o objetivo de ter uma visão holística sobre os requisitos do Jogo foram integradas no processo de DCU, mais 03 (três) dimensões de design do framework PACT (Pessoas, Atividades, Contextos e Tecnologias).

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Publicado
23/08/2023
ALVES, Socorro Vânia Lourenço; LIMA, Celson Pantoja; ALVES, Enoque C. Melo. Desenvolvimento de um Jogo Digital Educativo para o Aprendizado de Geografia para Crianças com TDAH – Bilhar Geográfico. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 8. , 2023, Santarém/PA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 396-403. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2023.232961.