Desafios e Aprendizados na Gestão de um Laboratório de Informática Educativa durante o Estágio Supervisionado: Um Relato de Experiência

  • Milly Xavier UFOPA
  • Marciana Lima Góes UFOPA
  • Claudir Oliveira UFOPA

Resumo


Este artigo trata-se de um relato de experiência durante a realização de estágio supervisionado na gestão de um laboratório de informática de um ambiente escolar. O relato descreve como foi a experiência no gerenciamento de laboratório, compartilhando os principais desafios, aprendizados e as estratégias utilizadas para lidar com elas e os resultados alcançados. Foram realizados planejamentos, utilização de plataformas virtuais e avaliação das atividades desenvolvidas durante o estágio, destacando a importância da gestão adequada de um laboratório de informática no ambiente escolar para o sucesso de práticas pedagógicas.

Referências

Bianchi, A.C.M.; Alvarenga, M.; Bianchi, R. (2005). Orientação para o estágio em licenciaturas. São Paulo: Pioneiras Thomson Learning.

Brasil. (2018). Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC.

Cavadas, C.; Godinho, W.; Machado, C. T.; Carvalho, A. A. (2017). Quizzes as an active learning strategy A Studywith students of Pharmaceutical Sciences. IEEE Xplore.

Ferreira, V. (2008). Escola e informática. Revista Profissão Mestre.

Francisco, C. M. (2001). Contributos da Supervisão para o Sucesso do Desempenho do Aluno no Estágio. Dissertação de Mestrado. UC-FCEF.

Gil, A.C. (2008). Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 5ª ed. São Paulo: Atlas.

Guerra, E. L. A. (2014). Manual de Pesquisa Qualitativa. Belo Horizonte – MG, Grupo

Kishimoto, T.M. (1996). Jogo, Brinquedo, Brincadeiras e Educação. São Paulo: Cortez. Anima Educação, 48p.

Moran, J. Bacich, L. (2018). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso.

Oliveira, E.S.G.; Cunha, V. L. (2006). O estágio Supervisionado na formação continuada docente à distância: desafios a vencer e Construção de novas subjetividades.

Pimenta, Selma G.; Lima, M.S.L. (2005/2006). Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Poíesis. Vol. 3, n. 3 e 4, Catalão GO.

Savi, R.U.; Vania, R. (2008). Jogos Digitais Educacionais: benefícios e desafios. UFRGS. Porto Alegre.

Souza, J, J. C. de; Figueiredo, M. P. S. de; Monteiro, Y.; Cysneiros, G. A. de. (2018). A Realidade Virtual, Gamificação e Interdisciplinaridade, os norteadores para inovar a aula de História e de Geografia -Uma experiência vivenciada no Colégio CBV. V Congresso Nacional de Educação–CONEDU.
Publicado
23/08/2023
Como Citar

Selecione um Formato
XAVIER, Milly; GÓES, Marciana Lima; OLIVEIRA, Claudir. Desafios e Aprendizados na Gestão de um Laboratório de Informática Educativa durante o Estágio Supervisionado: Um Relato de Experiência. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 8. , 2023, Santarém/PA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 404-413. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2023.232968.