Um relato de experiência sobre a implantação do diploma digital na UFJF

  • Gustavo da Paz Fonseca Instituto Metodista Granbery
  • Lucas Sousa Gomes Instituto Metodista Granbery
  • Renato César de Oliveira Filho Instituto Metodista Granbery
  • Crystiam Kelle Pereira e Silva UFJF
  • Patricia Curvelo Rodrigues Stroele UFJF
  • Ricardo Silva Campos Instituto Metodista Granbery / UFJF

Resumo


Este trabalho é um relato de experiência sobre a implantação do diploma digital na Universidade Federal de Juiz de Fora. A implantação se encontra em andamento, em que foram emitidos 1804 diplomas no formato digital. A economia em contratos de impressão é considerável. No entanto, vários desafios foram encontrados no processo. Pretende-se expô-los para auxiliar as demais instituições que estejam com dificuldades na implantação.

Referências

Costa et al.(2018). Uso não financeiro de blockchain: Um estudo de caso sobre o registro, autenticação e preservação de documentos digitais acadêmicos. Anais do I Workshop em Blockchain: Teoria, Tecnologias e Aplicações. SBC.

Fava, H. L., & Cintra, R. F. (2021). Diploma digital nas instituições federais de ensino superior no Brasil: Um Caminho sem volta? Desafio Online, 9(2).

Gimenes, E. (2013). MP investiga o uso de mais de 500 diplomas falsos em Maringá.

Gazeta do Povo. [link]. Acessado em 30/4/2013.

Polito, R. F., de Oliveira, B. S., & da Rocha, B. C. G. (2022). Accountability e governo eletrônico no contexto da Covid-19: o caso do sítio do Departamento Penitenciário Nacional. Revista Brasileira de Segurança Pública, 16(3).

Silva, P. N. & Zárate, D. C. M. F. (2022) Desafios na implementação do Diploma Digital: Um relato de experiência na UFJF. Anais do WTICIFES 2022. P. 48-52
Publicado
23/08/2023
Como Citar

Selecione um Formato
FONSECA, Gustavo da Paz; GOMES, Lucas Sousa; OLIVEIRA FILHO, Renato César de; PEREIRA E SILVA, Crystiam Kelle; STROELE, Patricia Curvelo Rodrigues; CAMPOS, Ricardo Silva. Um relato de experiência sobre a implantação do diploma digital na UFJF. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 8. , 2023, Santarém/PA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 442-446. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2023.231580.