VocabulARy: Protótipo de uma aplicação web para o ensino de vocabulário de língua inglesa utilizando Realidade Aumentada (RA)

  • Filipe Benício Tavares IFPE
  • Larissa Lira Burnett IFPE
  • Gleyciane Araújo de Moraes IFPE
  • Humberto Beltrão da Cunha Júnior IFPE

Resumo


Tecnologias digitais têm sido usadas como ferramentas de apoio ao aprendizado de alunos, sobretudo nos anos escolares iniciais, onde o uso de recursos digitais pode aumentar a motivação. Este trabalho consiste no desenvolvimento de um protótipo de uma ferramenta web para o ensino de vocabulário de língua Inglesa a partir do uso de realidade aumentada (RA), visando contribuir com a literacia visual. A avaliação realizada permitiu analisar a viabilidade da ferramenta na motivação dos alunos na aquisição vocabular de língua inglesa. Os testes foram aplicados com alunos que representam o público-alvo, demonstrando uma avaliação positiva do protótipo. O desenvolvimento da ferramento também contribuiu para corroborar a percepção, por parte dos alunos, do uso prático da tecnologia.

Referências

Alves, A.F., Felipe, C., Martins, J., Machado, L.S. (2020). “ArminoGame: Um Jogo Colabortivo com Realidade Aumentada para Ensino de Bioquímica Estrutural.” In: Anais do V CTRL+E. João Pessoa/PB – Brazil. DOI: 10.5753/ctrle.2020.11426.

Bower, M., Howe, C., McCredie, N., Robinson, A., Grover, D. (2014). “Augmented Reality in education-cases, places and potentials.” In: Educational Media International, 51(1), 1-15. DOI: 10.1109/CICEM.2013.6820176

Freire, S. Vieira, M.A.S. (2018) “Uma Análise da Utilização de Redes Sociais no Ensino de Língua Estrangeira em Turmas do Ensino Médio.” In: VII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), 1128-1137. DOI:10.5753/cbie.wcbie.2018.1128

Goldstein, B. (2016). “Visual literacy in English language teaching: Part of the Cambridge Papers in ELT series.” [pdf] Cambridge: Cambridge University Press.

Krewer. E., Fagundes, A., Fontana, M.V. (2021). “Aplicativo ERA: Uma estratégia para aprendizagem de línguas adicionais com uso de Realidade Aumentada.” In: Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, v. 5, n. especial, 81-91. DOI: 10.5335/rbecm.v5iespecial.12824

Oliveira, R.C., Silva, D., Gonçalves, F., Oliveira, L., Chagas, E. (2016). “Aplicativo de aprendizagem móvel utilizando Realidade Aumentada para o Ensino de Língua Inglesa.” In: V Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), 731-740.

Ricardo, M. G. (2015) “A aquisição de vocabulário por intermédio de imagens.” Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação) – Faculdade de Letras, Universidade do Porto, Porto.

Turkan, Y., Radkowski, R., Karabulut-Ilgu, A., Behzadan, A.H., Chen, A. (2017). “Mobile augmented reality for teaching structural analysis.” In: Advanced Engineering Informatics, 34, 90-100.

Voronina, M.V., Tretyakova, Z.O., Zrivonozhkina, E.G., Buslaev, S.I. Sidorenko, G.G. (2019). “Augmented Reality in Teaching Descriptive Geometry, Engineer and Computer Graphics – Systematic Review and Results of th Russian Teachers.’ Experience. In: Journal of Mathematics, Science and Technology Education, 15(12).
Publicado
23/08/2023
TAVARES, Filipe Benício; BURNETT, Larissa Lira; MORAES, Gleyciane Araújo de; CUNHA JÚNIOR, Humberto Beltrão da. VocabulARy: Protótipo de uma aplicação web para o ensino de vocabulário de língua inglesa utilizando Realidade Aumentada (RA). In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 8. , 2023, Santarém/PA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 447-451. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2023.231817.