VocabulARy: Protótipo de uma aplicação web para o ensino de vocabulário de língua inglesa utilizando Realidade Aumentada (RA)

  • Filipe Benício Tavares IFPE
  • Larissa Lira Burnett IFPE
  • Gleyciane Araújo de Moraes IFPE
  • Humberto Beltrão da Cunha Júnior IFPE

Resumo


Tecnologias digitais têm sido usadas como ferramentas de apoio ao aprendizado de alunos, sobretudo nos anos escolares iniciais, onde o uso de recursos digitais pode aumentar a motivação. Este trabalho consiste no desenvolvimento de um protótipo de uma ferramenta web para o ensino de vocabulário de língua Inglesa a partir do uso de realidade aumentada (RA), visando contribuir com a literacia visual. A avaliação realizada permitiu analisar a viabilidade da ferramenta na motivação dos alunos na aquisição vocabular de língua inglesa. Os testes foram aplicados com alunos que representam o público-alvo, demonstrando uma avaliação positiva do protótipo. O desenvolvimento da ferramento também contribuiu para corroborar a percepção, por parte dos alunos, do uso prático da tecnologia.

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Publicado
23/08/2023
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TAVARES, Filipe Benício; BURNETT, Larissa Lira; MORAES, Gleyciane Araújo de; CUNHA JÚNIOR, Humberto Beltrão da. VocabulARy: Protótipo de uma aplicação web para o ensino de vocabulário de língua inglesa utilizando Realidade Aumentada (RA). In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 8. , 2023, Santarém/PA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 439-443. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2023.231817.