Criação de um panorama da Taxa de distorção idade-série com base nos dados abertos do INEP
Resumo
Este artigo busca demonstrar como a Taxa de Distorção Idade-série (TDI) pode ser utilizada para acompanhar o cenário da educação brasileira utilizando dados abertos. É apresentado também como esses dados podem ser adquiridos, processados e classificados de modo a fornecer um panorama dessa taxa para municípios brasileiros. Com apenas o indicador TDI é possível já observar flutuações do desenvolvimento da educação brasileira durante os anos 2018 a 2022 que foi a faixa temporal escolhida para o desenvolvimento deste trabalho.
Referências
Dias, G. N., Vogado, G. E. R., Barreto, W. D. L., da Silva Junior, W. L., da Silva Barbosa, E., Rodrigues, A. E., Junior, A. F. S., and Costa, C. A. C. (2020). Retorno às aulas presenciais no sistema educacional do estado do pará-brasil: Obstáculos e desafios durante a epidemia de covid-19 (sars-cov-2). Brazilian Journal of Development, 6(6):37906–37924.
Fonseca, S. O. d. and Namen, A. A. (2016). Mineração em bases de dados do inep: uma análise exploratória para nortear melhorias no sistema educacional brasileiro. Educação em Revista, 32:133–157.
Schwartzman, S. and Brock, C. (2005). Os desafios da educação no brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1320.