Web-MAPE: Proposta de um webmuseu sobre a cultura afro-brasileira em Pernambuco

  • Maycon Cordeiro Caetano IFPE
  • Lara Emanuely Leite Soares IFPE
  • Ciro Linhares de Azevedo IFPE
  • Humberto Beltrão da Cunha Júnior IFPE

Resumo


A proposta deste trabalho consiste em apresentar, por meio de uma abordagem didático-pedagógica, as contribuições da cultura Afro-Brasileira no estado de Pernambuco. Este objetivo buscou ser alcançado através do desenvolvimento de uma aplicação web, denominada Web-MAPE, e que estrutura as informações em conteúdos sobre a temática, de modo que o aluno pode explorar e, logo em seguida, responder a um questionário sobre os tópicos abordados. Uma vez obtida a pontuação, o sistema propõe a recomendação de leitura complementar como estratégia de reforçar o aprendizado. A proposta também conta com um painel para o professor conseguir acompanhar o desempenho de cada estudante. A ferramenta, ainda que preliminar, apresentou resultados promissores a partir da validação feita por um grupo de usuários.

Referências

Brandão, W., Lima , T., Vieira, G., & Mendes, B. (2020). “Gamificação no Ensino da Histologia Humana”. In Anais do V Congresso sobre Tecnologias na Educação, (pp. 445-452). Porto Alegre: SBC. doi:10.5753/ctrle.2020.11422

Carvalho, C., & Campolina , G. A. C. L. (2022). “Aproximação em tempos de distanciamento: Museus em contextos virtuais durante a pandemia.” Revista Docência e Cibercultura, 6(4), 21-33. doi:https://doi.org/10.12957/redoc.2022.62958

Costa, M. A. F. da. (2016). “Ensino de História e tecnologias digitais: trabalhando com oficinas pedagógicas”. Revista História Hoje, 4(8), 247–264. https://doi.org/10.20949/rhhj.v4i8.202

dos Santos, J. N., Campos, R. C. V., & Junior, J. B. B. (2017). “Estratégias e Possibilidades Pedagógicas Para o Museu Afro Digital do Maranhão”. In: Revista Tecnologias na Educação. Ano 9 Número/Vol. 18. ISSN: 1984-4751.

França, B. (2019). “Acervos etnográficos do Museu Nacional: preservação digital como sugestão pós incêndio.” Cadernos de Sociomuseologia. Vol., 58, Nº 14.

Magela Roza, L. (2015). “Heterogeneidade temática e usos da memória de uma experiência histórica: uma visita ao Museu Digital da Memória Afro-Brasileira e Africana.” Revista História Hoje, 3(6), 223–238. https://doi.org/10.20949/rhhj.v3i6.145.

Marandino, M., Monaco, L., Lourenço, M. F., Rodrigues, J., & Ricci, F. P. (2016). “A educação em museus e os materiais educativos”. São Paulo: GEENF/USP.

Santos, P. L. V. A. D. C., & Lima, F. R. B. (2014). “Museu e suas tipologias: o webmuseu em destaque”. Informação e Sociedade: Estudos, 57-68.

Silva, O. A. D. (2011). “A influência africana no português em Pernambuco: um mergulho em Ascenso Ferreira”. (Master's thesis, Universidade Federal de Pernambuco).

Silveira, D., & Costa, T. (2020). “Produção de Material Instrucional para o Ensino de História da Paraíba”. In Anais do V Congresso sobre Tecnologias na Educação, (pp. 188-197). Porto Alegre: SBC. doi:10.5753/ctrle.2020.11396
Publicado
23/08/2023
Como Citar

Selecione um Formato
CAETANO, Maycon Cordeiro; SOARES, Lara Emanuely Leite; AZEVEDO, Ciro Linhares de; CUNHA JÚNIOR, Humberto Beltrão da. Web-MAPE: Proposta de um webmuseu sobre a cultura afro-brasileira em Pernambuco. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 8. , 2023, Santarém/PA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 461-465. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2023.232906.