Introdução ao Pensamento Computacional no Ensino Fundamental: Um Relato de Experiência em Escolas Distritais

  • Flavius L. Gorgônio UFRN
  • Karliane M. O. Vale UFRN

Resumo


O ensino de conceitos de pensamento computacional nas escolas de ensino fundamental é um importante diferencial que contribui significativamente para ampliar a capacidade e a cognitividade do raciocínio computacional em crianças e adolescentes. Entretanto, a implantação destes conteúdos em escolas das redes estaduais e municipais brasileiras ainda enfrentar uma série de desafios e limitações. Este artigo descreve um relato de experiência de implantação de minicursos de pensamento computacional em escolas localizadas em pequenos distritos do interior do estado do Rio Grande do Norte a partir de projetos de extensão universitária.

Referências

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Publicado
23/08/2023
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GORGÔNIO, Flavius L.; VALE, Karliane M. O.. Introdução ao Pensamento Computacional no Ensino Fundamental: Um Relato de Experiência em Escolas Distritais. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 8. , 2023, Santarém/PA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 471-474. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2023.232962.