Introdução ao Pensamento Computacional no Ensino Fundamental: Um Relato de Experiência em Escolas Distritais

  • Flavius L. Gorgônio UFRN
  • Karliane M. O. Vale UFRN

Resumo


O ensino de conceitos de pensamento computacional nas escolas de ensino fundamental é um importante diferencial que contribui significativamente para ampliar a capacidade e a cognitividade do raciocínio computacional em crianças e adolescentes. Entretanto, a implantação destes conteúdos em escolas das redes estaduais e municipais brasileiras ainda enfrentar uma série de desafios e limitações. Este artigo descreve um relato de experiência de implantação de minicursos de pensamento computacional em escolas localizadas em pequenos distritos do interior do estado do Rio Grande do Norte a partir de projetos de extensão universitária.

Referências

Brasil (2022). Resolução que define normas sobre computação na educação básica. Disponível em: [link]. Acessado em: 1 jun. 2023.

da Cruz, M. E. J. K., Marques, S. G., Tavares, T. E., Oliveira, W., and Seelig, G. B. (2023). Normas, diretrizes e material didático para o ensino de computação na educação básica brasileira. In Anais do III Simpósio Brasileiro de Educação em Computação, pages 337–346. SBC.

Pereira, F. T. S. S., Araújo, L. G., and Bittencourt, R. (2019). Intervenções de pensamento computacional na educação básica através de computação desplugada. In Anais do XXV Workshop de Informática na Escola, pages 315–324. SBC.
Publicado
23/08/2023
Como Citar

Selecione um Formato
GORGÔNIO, Flavius L.; VALE, Karliane M. O.. Introdução ao Pensamento Computacional no Ensino Fundamental: Um Relato de Experiência em Escolas Distritais. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 8. , 2023, Santarém/PA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 479-482. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2023.232962.