Ensino de Matrizes: Uma proposta de um software, para o ensino de matrizes a luz da BNCC
Resumo
O sistema educacional moderno almeja por novas ferramentas para o ensino e aprendizagem de matemática, e busca novas formas de como abordar essa disciplina. Dessa forma, o uso do computador e de recursos tecnológicos tem papel essencial para um novo paradigma no ensino-aprendizagem. Este trabalho tem por objetivo apresentar um software para ser aplicado no conteúdo de sistemas lineares em turmas de ensino médio, abordando suas ferramentas, respectivas funcionalidades e utilização, a luz das diretrizes da BNCC.
Referências
Burak, D. (1992). Modelagem Matemática: ações e interações no processo de ensino-aprendizagem. PhD thesis, [sn].
Burden, R. and Faires, J. (2008). Análise numérica, cengage learning. Sao Paulo.
De Carvalho Borba, M. and Penteado, M. G. (2019). Informática e educação matemática. Autêntica Editora.
Iezzi, G., Murakami, C., Hazzan, S., and Dolce, O. (1995). Fundamentos de matemática elementar. Atual.
Mercado, L. P. L. and Marques, A. C. (2002). Novas tecnologias na educação: reflexões sobre a prática. UFAL.
Mishra, P. and Koehler, M. J. (2008). Introducing technological pedagogical content knowledge. In annual meeting of the American Educational Research Association, volume 1, page 16.
Nacionais, P. C. (1998). Ministério da educação. Secretaria da Educação Média e tecnológica.
SOUZA, P. R. (1998). Introdução aos parâmetros curriculares nacionais.
Steinbruch, A. and Paulo, W. (1987). Álgebra linear.