Uso de Tecnologias IoT como Recurso Pedagógico para Estudantes do Ensino Médio
Resumo
Este trabalho propõe apresentar os resultados de uma oficina, tendo em vista expor estudantes do Ensino Médio a uma reflexão dos impactos sociais da IoT na BNCC. A prática teve duração de 4h e público-alvo estudantes de um curso técnico de nível médio. Inicialmente, desenvolveu-se uma revisão bibliográfica com vistas a identificar abordagens metodológicas que envolvessem prototipagem de dispositivos IoT na Educação Básica. Os resultados obtidos a partir observação dos estudantes na referida oficina, apontam para que novas práticas pedagógicas na Educação Básica, como o trabalho com conceitos e dispositivos IoT podem ser, também, um possível recurso educacional. A experiência trouxe resultados de metodologias ativas com papel significativo na construção social da IoT.
Referências
Brasil. (2018). "Ministério da Educação". Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC. Disponível em: [link]. Acesso em: 26 de jun. de 2024.
Freire, P. (1979). "EDUCAÇÃO E MUDANÇA". Paz e Terra, 12° edição. Li, C. (2013). "Development of IoT Smart Cities and Optimization of English Education Systems Based on 5G Networks". Research Square. DOI: 10.21203/rs.3.rs-2843111/v1.
Lopes, G. (2020). "Arduino e internet das coisas no ensino de ciências da natureza: aplicações versáteis no cotidiano e inclusão digital". Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira. Disponível em: [link]. Acesso em 26 de jun. de 2020.
Maia, D. L., Farias, F., Magalhães, I. B., & Lopes, R. D. (2024). "Abordagem STEAM no Rio Grande do Norte: uma análise longitudinal a partir de experiências publicadas na FEBRACE". Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia. Ponta Grossa/RS, v.17, p.1–20.
Souza, D. H. de. et al. (2022). Introdução à internet das coisas para os alunos das séries finais das escolas públicas do Vale do Jaguari. Seminário de Extensão Universitária da Região Sul – SEURS. [link].
