Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem para Educação Básica com Inteligência Artificial Generativa: Do Zero ao Produto, Sem Saber Programar

  • Dennys Leite Maia UFRN
  • Amanda Maria Domingos de Oliveira UFRN
  • Ana Carolina Costa Silva UFRN
  • Dênis Silva da Rocha UFRN
  • Emanuel Kywal Pinto Cabral Filho UFRN
  • Keven William Pereira Monteiro UFRN
  • Leonel França Maia UFRN
  • Lucas Toshio Nascimento da Silva UFRN
  • Raiza de Araújo Domingos Soares UFRN
  • Samuel Anderson Machado Lopes UFRN

Resumo


A oficina objetiva formar estudantes de licenciaturas e professores da Educação Básica sobre o uso de inteligência artificial generativa (IAG) para criar objetos de aprendizagem (OAs) personalizados e alinhados às habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Inicialmente, os participantes serão introduzidos aos conceitos básicos de IAG e aprenderão a acessar, configurar e utilizar o ChatGPT. Em seguida, explorarão estratégias para elaborar instruções claras e objetivas para a IAG, visando a produção de códigos de OAs interativos em HTML, CSS e JavaScript. Para tanto, a oficina incluirá demonstrações de boas práticas para elaboração de prompts no ChatGPT, como a definição de público-alvo, indicação de habilidades da BNCC e descrição de funcionamento em sala de aula. Na etapa prática, os participantes, organizados em duplas, desenvolverão seus próprios OAs com apoio da IAG, testando e refinando os códigos gerados por meio da plataforma W3Schools. O desafio consistirá em criar recursos educacionais digitais interdisciplinares que atendam a critérios pedagógicos específicos, como contextualização, interatividade e adequação ao Currículo. Ao final, os OAs serão discutidos em roda de apresentações, permitindo troca de feedback entre os pares, avaliados coletivamente e compartilhados em um repositório público sob licença Creative Commons (CC). A proposta combina teoria e prática, incentivando a experimentação e a depuração colaborativa, em linha com os princípios do Construcionismo. A expectativa é que os participantes saiam aptos a desenvolver OAs conforme suas demandas de sala de aula com o apoio de IAG, bem como replicar a experiência formativa com seus pares.

Referências

Castilho, G., Rodriguez, C. & Herrera, V. (2024). Um relato de experiência de aplicação de engenharia de prompt no ensino superior em STEM. In Anais do Workshop em Estratégias Transformadoras e Inovação na Educação (WETIE) (pp. 69–78). SBC.

Brasil. Ministério da Educação. (2018). Base Nacional Comum Curricular (BNCC). [link]

Papert, S. (2008). A máquina das crianças: Repensando a escola na era da informática (S. Costa, Trad.). Artmed. (Trabalho original publicado em 1993).

Valente, J. (1999). O computador na sociedade do conhecimento. UNICAMP/NIED.

Rebouças, A., Maia, D., & Scaico, P. (2021). Objetos de aprendizagem: Da definição ao desenvolvimento, passando pela sala de aula. In M. Pimentel, F. Sampaio, & E. Santos (Orgs.), Informática na educação: Ambientes de aprendizagem, objetos de aprendizagem e empreendedorismo (Série Informática na Educação, v. 5). SBC. [link]

Ochs, M. (2024). Educação midiática e inteligência artificial: Fundamentos. Instituto Palavra Aberta. [link]

Alves, L. (2023). Inteligência artificial e educação: Refletindo sobre os desafios contemporâneos. EDUFBA. [link]
Publicado
09/09/2025
MAIA, Dennys Leite et al. Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem para Educação Básica com Inteligência Artificial Generativa: Do Zero ao Produto, Sem Saber Programar. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 9. , 2025, Fortaleza/CE. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 506-508.