Como a Realidade Aumentada tem Auxiliado no Processo de Ensino e Aprendizagem de Ciências da Natureza? Um Mapeamento Sistemático da Literatura

  • Eduarda Queiroz UFRPE
  • Rafaela Moura UFRPE
  • Ellen Souza UFRPE

Resumo


A Realidade Aumentada (RA) é definida como qualquer sistema que combine o real com o virtual, que seja interativo em tempo real e que esteja registrado em três dimensões. No ensino das ciências da natureza, ela pode proporcionar aos estudantes a visualização de conceitos abstratos. Este trabalho tem como objetivo investigar como a RA tem auxiliado no processo de ensino e aprendizagem das ciências naturais. Foi realizado um mapeamento sistemático que é um estudo secundário e tem como foco identificar as lacunas de pesquisas na literatura. Estudos primários publicados entre os anos de 2009 a 2018 foram analisados a fim de extrair dados que pudessem responder às questões de pesquisa e assim alcançar o objetivo deste trabalho.

Referências

Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes), http://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2018-08/brasil-ocupa-o-9o-lugar-nos- investimentos-em-tecnologia-da-informacao, 2018

Azuma, Ronald T. (1997), “A Survey of Augmented Reality” https://www.mitpressjournals.org/doi/pdf/10.1162/pres.1997.6.4.355

Billinghurst, M. (2002). “Augmented reality in education". New horizons for learning, 12(5).

Gruber, V., Schaeffer, L., Silva, J. B. & Restivo, T. (2011). “Model for remote data acquisition and monitoring integrating social media, NTIC’s and 3G cell phone Networks applied to monitoring small wind turbine”. Journal of Telecommunications, 7(1), 13–20.

Moro, Roberta G., (2018) “Realidade Aumentada em Livros Infantis: uma revisão sistemática de pesquisas e aplicações”, In: VII CBIE 2018.

Oliveira, Cleber S. de., Mustaro, Pollyana N., (2014) “Revisão Sistemática sobre Jogos Digitais que utilizam Realidade Aumentada no Contexto Educacional Brasileiro”, In: III CBIE 2014.

Petersen, K. et al. (2008) “Systematic mapping studies in software engineering”. In: EASE. [S.l: s.n.], v.8, p.68-77.

Petersen, K., Vakkalanka, S., Kuzniarz, L., (2015), “Guidelines for Conducting Systematic Mapping Studies in Software Engineering: An Update”. Information and Software Technology, vol. 64, 2015, pp. 1–18.

Programa Internacional de Avaliação dos Estudantes, http://portal.inep.gov.br/web/guest/acoesinternacionais/pisa/resultados, 2018

Schnetzler, Roseli Pacheco. (1992), “Construção do Conhecimento e Ensino de Ciências.”, Em Aberto, Brasília, v. 11, n. 55, p. 17-22. 1992. http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/viewFile/813/731, Acesso em: 12 jun. 2019

Valente, José A. (2018), “Tecnologia e Educação: passado, presente e o que está por vir”, organizado por: José Armando Valente, Fernanda Maria Pereira Freire e Flávia Linhalis Arantes. – Campinas, SP: NIED/UNICAMP, 2018. Livro NIED, cap. 1 - José Armando Valente)
Publicado
28/08/2019
Como Citar

Selecione um Formato
QUEIROZ, Eduarda; MOURA, Rafaela; SOUZA, Ellen. Como a Realidade Aumentada tem Auxiliado no Processo de Ensino e Aprendizagem de Ciências da Natureza? Um Mapeamento Sistemático da Literatura. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 4. , 2019, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 1-10. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2019.8870.