Como a Realidade Aumentada tem Auxiliado no Processo de Ensino e Aprendizagem de Ciências da Natureza? Um Mapeamento Sistemático da Literatura

  • Eduarda Queiroz UFRPE
  • Rafaela Moura UFRPE
  • Ellen Souza UFRPE

Resumo


A Realidade Aumentada (RA) é definida como qualquer sistema que combine o real com o virtual, que seja interativo em tempo real e que esteja registrado em três dimensões. No ensino das ciências da natureza, ela pode proporcionar aos estudantes a visualização de conceitos abstratos. Este trabalho tem como objetivo investigar como a RA tem auxiliado no processo de ensino e aprendizagem das ciências naturais. Foi realizado um mapeamento sistemático que é um estudo secundário e tem como foco identificar as lacunas de pesquisas na literatura. Estudos primários publicados entre os anos de 2009 a 2018 foram analisados a fim de extrair dados que pudessem responder às questões de pesquisa e assim alcançar o objetivo deste trabalho.

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Publicado
02/12/2019
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QUEIROZ, Eduarda; MOURA, Rafaela; SOUZA, Ellen. Como a Realidade Aumentada tem Auxiliado no Processo de Ensino e Aprendizagem de Ciências da Natureza? Um Mapeamento Sistemático da Literatura. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 4. , 2019, Recife. Anais do IV Congresso sobre Tecnologias na Educação. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, dec. 2019 . p. 1-10. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2019.8870.