A Utilização de Softwares no Ensino de Matemática para Ensino Fundamental e Médio
Resumo
O presente trabalho buscou explorar a importância da tecnologia para o ensino e aprendizagem na área de matemática. Indica-se a utilização de softwares como um recurso metodológico. Apresenta um mapeamento sobre os softwares de matemática para o auxílio de professores de ensino fundamental e médio. O objetivo geral é analisar como os softwares educacionais podem contribuir e auxiliar no processo de ensino e aprendizagem do conteúdo programado pelos professores de matemática. Espera-se com este estudo contribuir com os professores na ampliação da teoria do uso da tecnologia, como forma de proporcionar recurso alternativo para despertar o interesse dos estudantes além de auxiliar na aprendizagem de Matemática.
Referências
Batista, S. C. F. (2004). O uso de softwares na aprendizagem da matemática. Trabalho de Conclusão de Curso (dissertação). Universidade Estadual do Norte Fluminense – UENF, Rio de Janeiro.
Brasil. (1997) Secretaria de Educação Fundamental (SEF) Parâmetros Curriculares Nacionais: matemática. Brasília, DF: MEC/SEF. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf. Acesso em maio de 2019.
Brasil. (1988). Constituição da República Federativa do Brasil [recurso eletrônico]. -Brasília: Supremo Tribunal Federal, Secretaria de Documentação, 2017. 514p. Atualizada até a EC n. 96/2017.
Contri, R. F. F., Retzlaff, E. and Klee, L. A. (2011) Uso de softwares matemáticos como facilitador da aprendizagem. Rio Grande do Sul.
Cordeiro, A. M., de Oliveira, G. M., Rentería–TCBC-RJ, J. M., & Guimarães–TCBC-RJ, C. A. (2007). Revisão sistemática: uma revisão narrativa.
Costa, F. J. C., Costa, A. J. C., Rodrigues, A. P. and Vasconcellos, T. F. (2016) O uso de softwares aplicativos no ensino da Matemática: a tecnologia como figura de mediação pedagógica. Natal.
FANTI, E. L. C. (2010). Utilizando o software Geogebra no ensino de certos conteúdos matemáticos. Bienal da Sociedade Brasileira de Matemática, 5, 1-18.
Machado, N. J. (1994). Epistemologia e didática: as concepções de conhecimento e inteligência e a prática docente. Cortez, São Paulo.
MORAIS, R. X. T. (2003). Software educacional: a importância de sua avaliação e do seu uso nas salas de aula. Monografia, Faculdade Lourenço Filho.
Nogueira, T. C. A., Cardoso, M. C. S. A., Figueira-Sampaio, A. S., Santos, E. E. F., & Carrijo, G. A. (2013). Software educativos gratuitos para o ensino de Matemática. In Anais do Congresso Internacional de Informatica Educativa-TISE 2013.
Pacheco, J. A. D., & BARROS, J. V. (2013). O uso de softwares educativos no ensino de matemática. Revista de Estudos Culturais e da Contemporaneidade, Garanhus, (8), 5-13.
Pereira, L. R. (2014) O Ensino e a Aprendizagem da Matemática mediada por softwares Educativo na forma de Objetos de Aprendizagem. Paraná.
SALVAT, Begoña Gros. (1998) Direção Ana Teberosky e Liliana Tolchinsky; tradução: Francisco Franke Settineri. Substratum: Temas Fundamentais em Psicologia e Educação. v. 2, n. 5. Artmed, Porto Alegre.
SILVA, João Paulo Martins da. RIBEIRO, Aretha Cristina. ARAÚJO, Tacildo de Souza. (2018) O uso de softwares no ensino da matemática: entre o modismo e o uso inteligente. Olinda.
Silva, M. F., Costa Cortez, R. D. C., & de Oliveira, V. B. (2013). Software Educativo como auxílio na aprendizagem da matemática: uma experiência utilizando as quatro operações com alunos do 4º Ano do Ensino Fundamental I. Educação, Cultura e Comunicação, 4(7).
Silva, J. C. E. A aprendizagem baseada em problemas e o software Geogebra no ensino das funções matemáticas. 2015. 29 f. Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática. (Dissertação) - Universidade Cruzeiro do Sul. 2015.
Tederke, A. R. Fortes, P. R. and Silveira, S. R. Um Estudo de Caso Envolvendo a Aplicação de um Software Educacional de Geometria Espacial. Mato Grosso do Sul.2016.