Ensino de Robótica para a Promoção da Inclusão Sociodigital de Pessoas com Deficiência: um Relato de Experiência

  • Júlio César da C. Lopes UFRPE
  • Dilva da S. Queirós UFRPE
  • Hakkinen D. Santos UFRPE
  • Ellen Souza UFRPE
  • Hidelberg O. Albuquerque UFRPE
  • Héldon José O. Albuquerque UFRPE

Resumo


Este artigo trata-se de um relato de experiência no ensino da robótica para Pessoas com Deficiência (PcD) intelectual e múltipla que participam de turmas do Atendimento Educacional Especializado (AEE) na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) na cidade de Serra Talhada. O objetivo deste trabalho é apresentar um método multidisciplinar realizado para estas aulas, assim como relatar conteúdos ministrados e os recursos utilizados no decorrer das aulas. Os resultados obtidos foram apresentados de forma parcial trazendo contribuições positivas. Por fim, também está disposta neste artigo a discussão na qual os resultados são promissores para a área de Robótica Educacional (RE) inclusiva.

Referências

BELL, T.; WITTEN, I. H.; FELLOWS, M. Computer Science Unplugged. 2011.

MORAIS II, M. J. O.; DANTAS, K. A.; SENA, R. A. S.; NASCIMENTO, V. K. D. Inclusão Digital de Crianças e Adolescentes por meio da Robótica Educacional. In: Anais do III Congresso sobre Tecnologias na Educação (CTRL+E-2018).

CONCHINHA, C.; DE FREITAS, J. C. Robots & Necessidades Educativas Especiais: a Robótica Educativa Aplicada a Alunos Autistas. In: Atas da IX Conferência Internacional de TIC na Educação, p. 21-35, maio de 2015.

LOPES, LÍDIA; DOS SANTOS, L. M. M.; DE SOUZA, L. F. F.; BARROSO, M. F. S.; DA SILVA, C. V.; SERPA, B. R.; PEREIRA, E. B.. A Robótica Educacional Como Ferramenta Multidisciplinar: Um Estudo de Caso Para a Formação e Inclusão de Pessoas com Deficiência. In: Revista Educação Especial, v. 28, n. 53, p. 735-750, set./dez. 2015.

SOUZA, I. M. L.; SAMPAIO, L. M. R.; ANDRADE, W. L. Explorando o Uso da Robotica na Educação Básica: um estudo sobre ações práticas que estimulam o Pensamento Computacional. In: Anais dos Workshops do VII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (WCBIE 2018).
Publicado
28/08/2019
Como Citar

Selecione um Formato
LOPES, Júlio César da C.; QUEIRÓS, Dilva da S.; SANTOS, Hakkinen D.; SOUZA, Ellen; ALBUQUERQUE, Hidelberg O.; ALBUQUERQUE, Héldon José O.. Ensino de Robótica para a Promoção da Inclusão Sociodigital de Pessoas com Deficiência: um Relato de Experiência. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 4. , 2019, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 98-107. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2019.8880.