Desafios da Gestão de uma Creche no Uso Pedagógico das TDIC e Alinhamento com a BNCC
Resumo
O estudo tem por objetivo analisar as estratégias e propostas de formação docente adotadas pela gestão de uma creche, frente ao uso pedagógico das TDIC de modo a atender o que está proposto na BNCC. O percurso metodológico possui um caráter qualitativo, onde nos utilizamos de alguns de elementos da análise de discurso. Para isto realizamos uma entrevista, na qual analisamos no discurso das profissionais o nível de conhecimento das suas atribuições e o alinhamento com a BNCC. Os resultados revelam um corpo gestor atuante, que busca atender os anseios da comunidade escolar na construção e condução do PPP, porém há uma lacuna no desenvolvimento de estratégias e articulação com os docentes.
Referências
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal.
BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Brasília: Senado Federal, 2014. Disponível em:
BARBOSA, E. F.; MOURA, D. G. Metodologias ativas de aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica. B. Tec. Senac, Rio de Janeiro, v. 39, n.2, p.48-67, maio/ago. 2013.
CUNHA, R. C. O. B. Pelas telas, pelas janelas: a coordenação pedagógica e a formação de professores/as nas escolas. 2006. 288p. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2006.
FERREIRA, Nara Syria Carapeto; AGUIAR, Marcia Ângela (orgs). (2006). Gestão da Educação: Impasses, perspectivas e compromissos. 5º ed. São Paulo: Cortez.
LEMOS. André. Ciberespaço e Tecnologias móveis. Processos de Territorialização e Desterritorialização na Cibercultura. UFBa. 02/12/2005. https://www.facom.ufba.br/ciberpesquisa/andrelemos/territorio
LIBÂNIO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira de; TOSCHI, Mirza Seabra. (2003). Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez.
ORLANDI, Eni de Lourdes Puccinelli. (2010). Análise de Discurso: Princípios & Procedimentos. Porto Alegre.
SCHLÜNZEN JÚNIOR, Klaus. (2013). Formação docente, gestão e tecnologias: desafios para a escola-volume 4- D30-Unesp/Univesp-1ª edição graduação em pedagogia.