A Relação entre a Ludicidade e a Cognição em um Jogo para o Controle Inibitório

  • Ariane N. Rodrigues UPE
  • Arianne Sarmento Torcate UPE
  • Claudimara C. Santos UPE

Resumo


O artigo apresenta um jogo para trabalhar o controle inibitório, como um dos componentes das funções executivas importante para a aprendizagem. Associado a uma pesquisa de conclusão de um curso de Licenciatura em Computação, o jogo relaciona as perspectivas da Psicologia e Computação, e foi desenvolvido sob orientação de especialistas das áreas. O artigo enfatiza a importância da ludicidade com eventos especiais e sua relação com os objetivos do jogo para ativar processos cognitivos adequados como estratégia para estimular comportamentos associados a esta função executiva durante a interação.

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Publicado
28/08/2019
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RODRIGUES, Ariane N.; TORCATE, Arianne Sarmento; SANTOS, Claudimara C.. A Relação entre a Ludicidade e a Cognição em um Jogo para o Controle Inibitório. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 4. , 2019, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 269-278. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2019.8898.