Robótica Educacional e Pensamento Computacional: uma Avaliação da Percepção dos Alunos sobre o Tema

  • Ana Beatriz T. B. Dornelles UFPB
  • Cristhyan A. Cruz UFPB
  • Elizabet M. S. Medeiros UFPB
  • João Victor A. Araújo UFPB
  • Kely D. V. Villacorta UFPB
  • Lorena C. L. Buriti UFPB

Resumo


O ensino da Robótica Educacional tem se mostrado desafiador principalmente no quesito da compreensão dos conceitos da programação. As técnicas de Computação Desplugada aliadas ao Pensamento Computacional tem se mostrado um meio eficaz para auxiliar os alunos de Escolas Estaduais na utilização, implementação, montagem e programação dos Kits de Robótica Educacional. Este trabalho mostra alguns métodos utilizados para trabalhar a resolução de problemas, a projeção de sistemas e vários outros conceitos da ciência da computação, e a percepção dos alunos do 1º Ano do Ensino Médio após 4 meses de implantação do projeto.

Referências

Bell, T.; Witten, I. H.; Fellows (2011) M. “Computer Science Unplugged - Ensinando Ciência da Computação sem o uso do computador”, Disponível em: https://classic.csunplugged.org/wp-content/uploads/2014/12/CSUnpluggedTeachers-portuguese-brazil-feb-2011.pdf, Acesso em: 04 de maio de 2017.

Blikstein, P. in Noguera, P. & Silva, C. A.(2008) “Freire and the Possible Dream”, TRAVELS IN TROY WITH FREIRE - Technology as an Agent of Emancipation, Sense Publishers, Rotterdam, Disponível em: http://www.blikstein.com/paulo/ documents/books/Blikstein-TravelsInTroyWithFreire.pdf, Acesso em: 15 de junho de 2019.

Bordini, Adriana et al. (2017) “Pensamento Computacional nos Ensinos Fundamental e Médio: uma revisão sistemática”, In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE), p. 123.

Brackmann, Christian et al. (2017) “Pensamento Computacional Desplugado: Ensino e Avaliação na Educação Primária Espanhola”, In: Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, p. 982.

Bundy A. (2007) “Computational Thinking Is Pervasive”, Journal of Scientific and Practical Computing, vol. 1, n. 2, pp. 67-69.

Code.org (2013) What is Code.org? [S.l.], Disponível em: http://Code.org, Acesso em: 10 de novembro de 2016.

FischerTechnik (2019) Disponível em: http://www.fischerbrasil.com.br. Acesso em: 15 de junho de 2019.

Oliveira, E. J. S. de. (2016), “Pensamento computacional e robótica: um estudo sobre habilidades desenvolvidas em oficinas de robótica educacional”. Monografia. UFPB. Disponível em: http://rei.biblioteca.ufpb.br:8080/jspui/bitstream/123456789/2857/1/ EJSO21062016.pdf, Acesso em: 15 de junho de 2019.

Wing, J. M. (2006). “Computational thinking”. Commun. ACM, 49(3):33–35.

Zilli, Silvana do Rocio (2004) “A Robótica Educacional no Ensino Fundamental: Perspectivas e Prática”, Dissertação de Mestrado, Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/86930/224814.pdf?sequence=1, Acesso em: 15 de junho de 2019.
Publicado
28/08/2019
DORNELLES, Ana Beatriz T. B.; CRUZ, Cristhyan A.; MEDEIROS, Elizabet M. S.; ARAÚJO, João Victor A.; VILLACORTA, Kely D. V.; BURITI, Lorena C. L.. Robótica Educacional e Pensamento Computacional: uma Avaliação da Percepção dos Alunos sobre o Tema. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 4. , 2019, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 530-536. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2019.8927.