Robótica Educacional e Pensamento Computacional: uma Avaliação da Percepção dos Alunos sobre o Tema

  • Ana Beatriz T. B. Dornelles UFPB
  • Cristhyan A. Cruz UFPB
  • Elizabet M. S. Medeiros UFPB
  • João Victor A. Araújo UFPB
  • Kely D. V. Villacorta UFPB
  • Lorena C. L. Buriti UFPB

Resumo


O ensino da Robótica Educacional tem se mostrado desafiador principalmente no quesito da compreensão dos conceitos da programação. As técnicas de Computação Desplugada aliadas ao Pensamento Computacional tem se mostrado um meio eficaz para auxiliar os alunos de Escolas Estaduais na utilização, implementação, montagem e programação dos Kits de Robótica Educacional. Este trabalho mostra alguns métodos utilizados para trabalhar a resolução de problemas, a projeção de sistemas e vários outros conceitos da ciência da computação, e a percepção dos alunos do 1º Ano do Ensino Médio após 4 meses de implantação do projeto.

Referências

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Publicado
02/12/2019
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DORNELLES, Ana Beatriz T. B.; CRUZ, Cristhyan A.; MEDEIROS, Elizabet M. S.; ARAÚJO, João Victor A.; VILLACORTA, Kely D. V.; BURITI, Lorena C. L.. Robótica Educacional e Pensamento Computacional: uma Avaliação da Percepção dos Alunos sobre o Tema. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 4. , 2019, Recife. Anais do IV Congresso sobre Tecnologias na Educação. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, dec. 2019 . p. 530-536. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2019.8927.