Intervenção em Turmas de Jovens e Adultos numa Escola da Rede Pública do Recife, Multidisciplinaridade e Uso da Ferramenta Blockly Games: Um Relato de Experiência
Resumo
Jogos digitais são cada vez mais aplicados como ferramentas de suporte ao ensino. Como aplicar jogos digitais no ambiente educacional ainda é uma área de pesquisa. Esse artigo descreve uma experiência de desenvolvimento de um jogo adaptado do Blockly Games e aplicá-lo com alunos de turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo do jogo é ensinar assuntos relacionados a Matemática, Educação Ambiental e Programação. O resultado do experimento foi que 43,75% dos estudantes se mostraram satisfeitos ou muito satisfeitos com o jogo. Em relação à percepção de aprendizado, 81,25% acreditam terem aprendido matemática, 87,5% acreditam terem aprendido lógica e 93% acreditam ter aprendido noções de reciclagem.
Referências
FREITAS, F.A. DA, MAIA, P.H.M., BASÍLIO, J.O. PROGAME – Ambiente educacional gamificado com elementos dos descritores de matemática do sistema permanente de avaliação da educação básica do Ceará. VII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), 2018.GLUSHKOVAL, T. Application of Block programming and Game-Based Learning to Enhance Interest in Computer Science. Journal of innovations and Sustainability. n.1, p. 21-32, 2016.
GONZÁLES, L; GOMEZ,M.C.; ECHEVERRI, J. A. Motivation and Virtual Education in computer science: case universidad de Medellín-Colombia. 1176 IEEE Látin America Transactions, v. 15, n. 6, junho 2017.GOOGLE, Blockly Games. Disponível em:
HEIN, E., MASCHIO, E., MARCZAL, D., FILHO, P.L. RASPIBLOCOS: Ambiente de Programação Didático Baseado em Raspberry Pi e Blockly. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), 2015.
LEITÃO, D.A., CASTRO, J.B.DE.A Construção de Recursos Digitais de Matemática: uma experiência de autoria com o Scratch. VII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), 2018.
MATOS, J.S.C., MATOS, F.B. O uso da Gamificação no projeto “Português Divertido”, uma proposta de interdisciplinaridade. II Congresso sobre Tecnologias na Educação (Ctrl+E), 2017.
MEC, Trabalhando com a Educação de Jovens e Adultos :Alunos e Alunas do EJA. 2006.
OLIVEIRA, T.M de, BITENCOURT, R., MONTEIRO, W.M. Experiências com Gamificação no Ensino de Computação para Jovens e Adultos no Sertão Pernambucano. Proceedings of SBGames 2016, 2016.
PAGANI, E.R, BOLZAN., M. de S. Ensinando Física através da Gamificação.VII Encontro Científico de Física Aplicada, 2016.
SILVA, J.B.DA, SALES, G.L., CASTRO, J.B. Gamificação de uma sequência didática como estratégia para motivar a atitude potencialmente significativa dos alunos no ensino de óptica geométrica. VII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), 2018.
SOUZA JUNIOR, J. C. de ; FIGUEIREDO, M. P.S. de ; MONTEIRO, Y.; CYSNEIROS, G. A. de A. .Realidade Virtual, Gamificação e Interdisciplinaridade, os norteadores para inovar a aula de História e de Geografia-Uma experiência vivenciada no Colégio CBV. V Congresso Nacional de Educação – CONEDU, 2018.
WILDSON, M.C., FRANZEN, E., GOMES, E.R. HELPBLOCK: uma ferramenta web baseada na biblioteca Blockly para apoio ao ensino de algoritmos. Revista Tecnologias na Educação , v. 25, 2018