Benefícios de Mapas Mentais para Pessoas com Deficiência Intelectual: um Relato de Experiência

  • Vinicius J. G. do Carmo UFRPE
  • Lucas Queroz da Silva UFRPE
  • Ellen P. R. Souza UFRPE
  • Ildonjaques A. L. V. dos Santos UFRPE
  • Hidelberg O. Albuquerque UFRPE
  • Héldon José O. Albuquerque UFRPE

Resumo


Este artigo busca apresentar as ferramentas de mapas mentais e seus benefícios no aprendizado de pessoas com Deficiência Intelectual (DI). Para esta pesquisa foram usadas as ferramentas de mapas mentais XMind e miMind. O estudo foi dividido em quatro partes: Planejamento, Busca e Seleção de Ferramentas, Execução e Análise de Resultados. As ferramentas foram testadas em oficinas ministradas na turma de inclusão profissional da Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (APAE) de Serra Talhada e, após as oficinas, foi realizado um questionário baseado em uma entrevista. Observou-se o maior interesse dos alunos em participar das aulas, ao utilizar as ferramentas de mapas mentais.

Referências

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Publicado
02/12/2019
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DO CARMO, Vinicius J. G.; DA SILVA, Lucas Queroz; SOUZA, Ellen P. R.; DOS SANTOS, Ildonjaques A. L. V.; ALBUQUERQUE, Hidelberg O.; ALBUQUERQUE, Héldon José O.. Benefícios de Mapas Mentais para Pessoas com Deficiência Intelectual: um Relato de Experiência. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 4. , 2019, Recife. Anais do IV Congresso sobre Tecnologias na Educação. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, dec. 2019 . p. 582-588. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2019.8935.