Benefícios de Mapas Mentais para Pessoas com Deficiência Intelectual: um Relato de Experiência
Resumo
Este artigo busca apresentar as ferramentas de mapas mentais e seus benefícios no aprendizado de pessoas com Deficiência Intelectual (DI). Para esta pesquisa foram usadas as ferramentas de mapas mentais XMind e miMind. O estudo foi dividido em quatro partes: Planejamento, Busca e Seleção de Ferramentas, Execução e Análise de Resultados. As ferramentas foram testadas em oficinas ministradas na turma de inclusão profissional da Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (APAE) de Serra Talhada e, após as oficinas, foi realizado um questionário baseado em uma entrevista. Observou-se o maior interesse dos alunos em participar das aulas, ao utilizar as ferramentas de mapas mentais.
Referências
Buzan, T. (2009). Mapas mentais. Sextante, 1st edition.
Da Luz, S. D. and Cruz, D. M. (2018). Prática mídia-educativa na cultura digital: análise da produção de mapa mental com dispositivo móvel por estudantes do ensino fundamental.
Dolival, R. G., da Silva, M., Cristóvão, N. L. L., and Nascimento, R. P. (2018). Mapa mental: uma abordagem possível para o ensino de matemática inclusiva.
Gimenes, A. M., Bechara, M. T., Ávila, R. N. P., Rodrigues, B. C. and Araújo, D. C. S. (2014). A dificuldade da inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho.
on Intellectual, A. A. and Disabilities, D. (2010). Intellectual Disability: Definition, Classification, and Systems of Supports. American Association on Intellectual and Developmental Disabilities