Online Analytical Processing em Ambientes Virtuais de Aprendizagem da Educação a Distância

  • Charles Freitas UFRPE
  • Roberta Gouveia UFRPE
  • Adenilton Silva UFRPE

Resumo


Este artigo apresenta o processo Knowledge Discovery in Databases (KDD) aplicado no contexto da Educação a Distância (EaD) e dos ambientes virtuais de aprendizagem. O objetivo consiste em aplicar o processo KDD para traçar o perfil da EaD no Brasil e efetuar uma análise acurada dos cursos realizados em ambientes e-learning, bem como revelar os principais desafios da área. A metodologia consiste em coletar dados abertos governamentais de alta granularidade dos sistemas Universidade Aberta do Brasil (UAB) e e-MEC, em seguida aplicar o processo ETL, organizar e integrar os dados em um Data Warehouse e aplicar as tecnologias OLAP, visando obter uma visão contextualizada e realista da modalidade a distância no âmbito nacional.

Referências

ABED - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Censo EaD: relatório analítico da aprendizagem a distância no Brasil. Curitiba: Ibpex, 2014.

GOTTARDO, Ernani; KAESTNER, Celso Antônio Alves; NORONHA, Robinson Vida. Estimativa de Desempenho Acadêmico de Estudantes: Análise da Aplicação de Técnicas de Mineração de Dados em Cursos a Distância. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 22, p. 45-55, 2014.

GUERCIO, H.; Marques, P.; STROELE, V.; SILVA, C. K. P.; BARRERE, E. Análise do Desempenho Estudantil na Educação a Distância Aplicando Técnicas de Mineração de Dados. In: Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2014, Dourados/MS. I Workshop de Mineração de Dados em Ambientes Virtuais de Ensino/Aprendizagem, 2014.

INMON, William H. Building the Data Warehouse: Gettiing Started. 4a Edição. Editora: Wiley Publishing, Inc, 2005.

KAMPFF, A. J. C. Mineração de dados educacionais para geração de alertas em ambientes virtuais de aprendizagem como apoio à pratica docente. Tese (doutorado), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação. Porto Alegre/RS/Brasil, 2009.

MORAN, José Manuel. Educação a Distância no Brasil: situação e perspectivas, 2014. Disponível em: . Acesso: 18 abr. 2015.

RODRIGUES, R. L.; RAMOS, J. L. C.; SILVA, J. C. S.; GOMES, A. S. A literatura brasileira sobre mineração de dados educacionais. In: Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2014, Dourados. Workshop de Mineração de Dados em Ambientes Virtuais do Ensino/Aprendizagem, 2014.

SANTANA, L. C.; MACIEL, A. M. A.; RODRIGUES, R. L. Avaliação do Perfil de Uso no Ambiente Moodle Utilizando Técnicas de Mineração de Dados. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2014, Dourados. Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2014.

SILVA, L. A.; MORIN, A. H.; SATO, T. M. C. Práticas de Mineração de Dados no Exame Nacional do Ensino Médio. In: Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2014, Dourados. Workshop de Mineração de Dados em Ambientes Virtuais do Ensino/Aprendizagem, 2014. p. 651-660.
Publicado
20/07/2015
Como Citar

Selecione um Formato
FREITAS, Charles; GOUVEIA, Roberta; SILVA, Adenilton. Online Analytical Processing em Ambientes Virtuais de Aprendizagem da Educação a Distância. In: WORKSHOP DE DESAFIOS DA COMPUTAÇÃO APLICADA À EDUCAÇÃO (DESAFIE!), 4. , 2015, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2015 . p. 1-10. DOI: https://doi.org/10.5753/desafie.2015.10035.