Online Analytical Processing em Ambientes Virtuais de Aprendizagem da Educação a Distância

  • Charles Freitas UFRPE
  • Roberta Gouveia UFRPE
  • Adenilton Silva UFRPE

Resumo


Este artigo apresenta o processo Knowledge Discovery in Databases (KDD) aplicado no contexto da Educação a Distância (EaD) e dos ambientes virtuais de aprendizagem. O objetivo consiste em aplicar o processo KDD para traçar o perfil da EaD no Brasil e efetuar uma análise acurada dos cursos realizados em ambientes e-learning, bem como revelar os principais desafios da área. A metodologia consiste em coletar dados abertos governamentais de alta granularidade dos sistemas Universidade Aberta do Brasil (UAB) e e-MEC, em seguida aplicar o processo ETL, organizar e integrar os dados em um Data Warehouse e aplicar as tecnologias OLAP, visando obter uma visão contextualizada e realista da modalidade a distância no âmbito nacional.

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Publicado
20/07/2015
FREITAS, Charles; GOUVEIA, Roberta; SILVA, Adenilton. Online Analytical Processing em Ambientes Virtuais de Aprendizagem da Educação a Distância. In: WORKSHOP DE DESAFIOS DA COMPUTAÇÃO APLICADA À EDUCAÇÃO (DESAFIE!), 4. , 2015, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2015 . p. 1-10. DOI: https://doi.org/10.5753/desafie.2015.10035.