Desafios no uso de Dados Abertos Conectados na Educação Brasileira

  • Williams Alcantara UFAL
  • Judson Bandeira UFAL
  • Armando Barbosa UFAL
  • André Lima UFAL
  • Thiago Ávila UFAL
  • Ig Bittercourt UFAL
  • Seiji Isotani USP

Resumo


A quantidade de dados publicados na web tem crescido nos últimos anos. No Brasil, diversos órgãos públicos têm iniciado o processo de abertura de dados objetivando efetivar a transparência e intensificar a colaboração entre governo e população. Na educação, existe uma diversidade de dados sendo gerados todos os dias. Contudo, essas bases apresentam problemas que dificultam o enriquecimento e a conexão dos dados neste cenário. Este artigo apresenta os principais desafios na aplicação de Dados Abertos Conectados na educação brasileira. Os desafios estão organizados sob as perspectivas de publicação e consumo. O objetivo deste trabalho é estabelecer discussões que proponham soluções para os desafios.

Referências

Almeida, M. B. (2002). Uma introdução ao xml, sua utilização na internet e alguns conceitos complementares. Ciência da Informação, 31(2):5–13.

Atkins, D. E., Brown, J. S., and Hammond, A. L. (2007). A review of the open educational resources (OER) movement: Achievements, challenges, and new opportunities. Creative common.

Bandeira, J. M., Alcantara, W. L., Barbosa Sobrinho, A., Ávila, T. J. T., Bittencourt, I. I., and Isotani, S. (2015). Dados Abertos Conectados. III Simpósio Brasileiro de Tecnologia da Informação.

Berners-Lee, T. (2011). Linked data-design issues (2006). Disponível em: http:// www. w3. org/ DesignIssues/ LinkedData. html.

Berners-Lee, T., Hendler, J., Lassila, O., et al. (2001). The semantic web. Scientific american, 284(5):28–37.

Bittencourt, I. I. and Isotani, S. (2015). Dados abertos conectados. Escola de Políticas Públicas. Disponível em: http://www.ep.org.br/curso/58.

d’Aquin, M., Adamou, A., and Dietze, S. (2013). Assessing the educational linked data landscape. In Proceedings of the 5th Annual ACM Web Science Conference, pages 43–46. ACM.

Deterding, S., Dixon, D., Khaled, R., and Nacke, L. (2011). From game design elements to gamefulness: defining gamification. In Proceedings of the 15th International Academic MindTrek Conference: Envisioning Future Media Environments, pages 9–15. ACM.

Dietze, S., Sanchez-Alonso, S., Ebner, H., Qing Yu, H., Giordano, D., Marenzi, I., and Pereira Nunes, B. (2013). Interlinking educational resources and the web of data: A survey of challenges and approaches. Program, 47(1):60–91.

Handbook, O. D. (2012). What is open data? URL: http: // opendatahandbook.org/ guide/ en/ what-is-open-data/ .

Ma, W., Adesope, O. O., Nesbit, J. C., and Liu, Q. (2014). Intelligent tutoring systems and learning outcomes: A meta-analysis. American Psychological Association.

Obama, B. (2009). Memorandum on transparency and open government. Disponível em: http: // www. whitehouse. gov/ sites/ default/ files/ omb/assets/ memoranda\ _2010/ m10-06. pdf .

QEdu (2015). Aprendizado dos alunos: Alagoas. Disponível em http://www.qedu.org.br/estado/102-alagoas/aprendizado. Acessado em 20/05/2015.

Sage, A. P. and Cuppan, C. D. (2001). On the systems engineering and managementof systems of systems and federations of systems. Information, Knowledge,Systems Management, 2(4):325–345.

Susi, T., Johannesson, M., and Backlund, P. (2007). Serious games: An overview. Institutionen för kommunikation och information.

Wilson, B. G. (1996). Constructivist learning environments: Case studies in instructional design. Educational Technology.

Wood, D., Zaidman, M., Ruth, L., and Hausenblas, M. (2013). Linked Data - Structured Data on the Web. Manning Publications Co.

Yuan, L., Powell, S., and CETIS, J. (2013). Moocs and open education: Implicationsfor higher education. Cetis White Paper.
Publicado
20/07/2015
Como Citar

Selecione um Formato
ALCANTARA, Williams; BANDEIRA, Judson; BARBOSA, Armando; LIMA, André; ÁVILA, Thiago; BITTERCOURT, Ig; ISOTANI, Seiji. Desafios no uso de Dados Abertos Conectados na Educação Brasileira. In: WORKSHOP DE DESAFIOS DA COMPUTAÇÃO APLICADA À EDUCAÇÃO (DESAFIE!), 4. , 2015, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2015 . p. 11-20. DOI: https://doi.org/10.5753/desafie.2015.10036.