O Desafio da Aprendizagem Adaptativa em Programas de Nivelamento para o Ensino Superior

  • Ismar Silveira Universidade Cruzeiro do Sul
  • Luis Bezerra Universidade Cruzeiro do Sul
  • Carlos de Araújo Jr. Universidade Cruzeiro do Sul
  • Vilma Lima Universidade Cruzeiro do Sul
  • Alberto Souza Universidade Cruzeiro do Sul

Resumo


Estratégias de nivelamento são recorrentemente utilizadas no âmbito do ingresso ao Ensino Superior, no intuito de preencher lacunas de aprendizagem no que diz respeito a conteúdos, habilidades e competências próprias do Ensino Médio, que por diversas razões não são desenvolvidos de maneira adequada. Entre estas estratégias, encontram-se os que se baseiam em soluções computacionais; estas, por sua vez, têm o potencial de propiciar contextos de aprendizagem adaptados às necessidades individuais de cada aluno – o que, por sua vez, é um desafio real de pesquisa a ser explorado. O presente artigo aborda este desafio, apresentando elementos do estado da arte e trazendo discussões sobre esta temática.

Referências

Alves, F. P. e Jaques, P. (2014). Um Ambiente Virtual com Feedback Personalizado para Apoio a Disciplinas de Programação. In: Anais do XXV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE 2014, p. 1078-1082.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (2000). Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: MEC.

Bray, B. e McClaskey, K. (2010) Personalization vc Differentiation vs Individualization. White paper. Disponível na Internet em < https://ideas.education.alberta.ca/media/81484/personalizationvsdifferentiationvsindividualization.pdf>. Acesso em 11 de maio de 2015.

Coffield, F.; Moseley, D.; Hall, E.; Ecclestone, K. (2004) Should we be using Learning Styles? What research has to say to practice. London: Learning and Skills Research Centre.

Common Core Standards Initiative (2015). Common Core Stardards for Mathemticis. Disponível na Internet em: < http://www.corestandards.org/wp-content/uploads/Math_Standards.pdf>. Acesso em 14 de maio de 2015.

Curry, L. (1990) A Critique of the Research on Learning Styles. In: Educational Leadership, p. 50-56.

Dorça, F. et al. (2013). Uma Abordagem para Geração Automática de Conteúdo Personalizado Através da Recomendação Estocástica de Objetos de Aprendizagem no Processo de Ensino em Sistemas Adaptativos e Inteligentes para Educação. In: Anais do XXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE 2013, p. 838-848.

EC - European Communities (2009) ECTS Users’ Guide. Luxemburgo: Office for Official Publications of the European Communities.

Felder, R. M.; Silverman, L. (1988) Learning and Teaching Styles. In: Engineering Education, 78(7), p.674-681.

Frade, R. V. C. et al. (2014). Um Ambiente Virtual 3D Multiagente com Recomendação Personalizada de Objetos de Aprendizagem. In: Anais do XXV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE 2014, p. 1068-1077.

Graf, S.; Kinshuk; Liu, T.-C. (2009) Supporting Teachers in Identifying Students’ Learning Styles in Learning Management Systems: An Automatic Student Modelling Approach. In: Learning Management Systems: An Automatic Student Modelling Approach. Educational Technology & Society, 12 (4), p. 3–14.

Haack, B.; Koppatz, P.; Scholl, M.; Sistenich, F.; Tippe, U. (2010) E-Learning and Further Education: How do Individual Learning Paths support Personal Learning Processes. In: Systemics, Cybernetics and Informatics, v. 8, p. 75-79.

Gomes, E. H.; Pimentel, E. P.; Omar, N.; Marietto, M. G. B. (2013) Personalização do E-Learning Baseado no Nível de Aquisição de Conhecimentos do Aprendiz. In: Anais do XXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE 2013, p. 637-646.

Kloos, C. D. et al. (2014) Experiences of running MOOCs and SPOCs at UC3M. In: Proceedings of the 2014 IEEE Global Engineering Education Conference – EDUCON. Istambul, Turquia, p. 884-891.

Kolb, D. A. (1984) Experiential learning: experience as the source of learning and development. Englewood Cliffs, NJ: Prentice Hall.

Kurhila, J. e Vihavainen, A. (2015) A Purposeful MOOC to Alleviate Insufficient CS Education in Finnish Schools. In: ACM Transactions on Computing Education, v. 15, 2, maio, artigo 10.

Libbrecht, P. e Desmoulin, C. (2009) A Cross-Curriculum Representation for Handling and Searching Dynamic Geometry Competencies. In: Dicheva, D., Mizoguchi, R. e Greer, J. (eds) Semantic Web Technologies for e-Learning, Volume 4 – The Future of Learning, p. 136-158.

Muñoz-Merino, P. J. et al. (2015) Precise Effectiveness Strategy for analyzing the effectiveness of students with educational resources and activities in MOOCs. In: Computers in Human Behavior, v. 47, p. 108–118

NRC - National Research Council (2012). A Framework for K-12 Science Education: Practices, Crosscutting Concepts, and Core Ideas. Washington, DC, EUA: The National Academies Press.

Ochôa, X.; Carrillo, G.; Cechinel, C. (2014) Use of a Semantic Learning Repository to Facilitate the Creation of Modern e-Learning Systems. In: Proceedings of Interacción 2014. Tenerife, Espanha.

OECD (2008) Education at a Glance. Disponível na Internet em . Acesso em 7 de maior de 2015.

OECD (2014) PISA 2012 Results in Focus - What 15-year-olds know and what they can do with what they know. Disponível na Internet em . Acesso em 8 de abril de 2015

OET (2010) National Education Technology Plan 2010. Disponível na Internet em < http://tech.ed.gov/wp-content/uploads/2013/10/netp2010.pdf>. Acesso em 11 de abril de 2015.

ORT Universidad (2015) Nivelación em Matemática. Disponível na Internet em . Acesso em 10 de abril de 2015.

Özpolat, E. e Akar, G. D. (2009) Automatic detection of learning styles for an e-learning system. In: Computers & Education, v. 53, p. 355–367.

PUC Chile. Con buenos resultados terminó el curso de nivelación en Precálculo. Disponível na Internet em . Acesso em 10 de abril de 2015.
Publicado
20/07/2015
Como Citar

Selecione um Formato
SILVEIRA, Ismar; BEZERRA, Luis; DE ARAÚJO JR., Carlos; LIMA, Vilma; SOUZA, Alberto. O Desafio da Aprendizagem Adaptativa em Programas de Nivelamento para o Ensino Superior. In: WORKSHOP DE DESAFIOS DA COMPUTAÇÃO APLICADA À EDUCAÇÃO (DESAFIE!), 4. , 2015, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2015 . p. 21-30. DOI: https://doi.org/10.5753/desafie.2015.10037.