O Desafio da Aprendizagem Adaptativa em Programas de Nivelamento para o Ensino Superior

  • Ismar Silveira Universidade Cruzeiro do Sul
  • Luis Bezerra Universidade Cruzeiro do Sul
  • Carlos de Araújo Jr. Universidade Cruzeiro do Sul
  • Vilma Lima Universidade Cruzeiro do Sul
  • Alberto Souza Universidade Cruzeiro do Sul

Resumo


Estratégias de nivelamento são recorrentemente utilizadas no âmbito do ingresso ao Ensino Superior, no intuito de preencher lacunas de aprendizagem no que diz respeito a conteúdos, habilidades e competências próprias do Ensino Médio, que por diversas razões não são desenvolvidos de maneira adequada. Entre estas estratégias, encontram-se os que se baseiam em soluções computacionais; estas, por sua vez, têm o potencial de propiciar contextos de aprendizagem adaptados às necessidades individuais de cada aluno – o que, por sua vez, é um desafio real de pesquisa a ser explorado. O presente artigo aborda este desafio, apresentando elementos do estado da arte e trazendo discussões sobre esta temática.

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Publicado
20/07/2015
SILVEIRA, Ismar; BEZERRA, Luis; DE ARAÚJO JR., Carlos; LIMA, Vilma; SOUZA, Alberto. O Desafio da Aprendizagem Adaptativa em Programas de Nivelamento para o Ensino Superior. In: WORKSHOP DE DESAFIOS DA COMPUTAÇÃO APLICADA À EDUCAÇÃO (DESAFIE!), 4. , 2015, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2015 . p. 21-30. DOI: https://doi.org/10.5753/desafie.2015.10037.