Smartphones: de vilão a herói. Proposta de ferramenta de baixo custo para aprendizado ativo em sala de aula.

  • Rodrigo Carneiro UPE
  • Ricardo Silva UPE

Resumo


Os dispositivos móveis passaram a fazer parte da rotina de muitos jovens, que não se separam dos equipamentos mesmo em sala de aula. O crescente uso destes produtos dentro de unidades educacionais fez com que se tornassem vilões para as instituições de ensino. Neste trabalho é apresentado o Sigma Enquete, uma ferramenta de votação eletrônica que utiliza dispositivos móveis. O Sigma Enquete proporciona o uso da aprendizagem ativa e minimiza a dispersão dos alunos quando utilizam estes recursos. Testes em ambiente real de ensino mostraram grande aceitação dos educandos e professores e promoveram maior participação destes aprendizes em atividades em sala de aula.

Referências

BONAIUTI, G.; CALVANI, A.; PIAZZA, D. Increasing classroom engagement and student comprehension through the use of clickers: an Italian secondary school experience. REM - Research on Education and Media, v. 5, n. 1, p. 95–107, 2013.

BOTICKI, I.; BAKSA, J.; SEOW, P.; LOOI, C.-K. Usage of a mobile social learning platform with virtual badges in a primary school. Computers & Education, v. 86, p. 120–136, 2015. Elsevier Ltd. Disponível em: . .

CREWS, T. B.; DUCATE, L.; RATHEL, J. M.; HEID, K.; BISHOFF, S. T. Clickers in the Classroom : Transforming Students into Active Learners. EDUCAUSE -

ECAR Research Bulletin, v. 9, p. 1–12, 2011.

EMARKETER. 2 Billion Consumers Worldwide to Get Smart(phones) by 2016. Disponível em: . Acesso em: 17/4/2015.

GAMMA, E.; HELM, R.; JOHNSON, R.; VLISSIDES, J. Design patterns: elements of reusable object-oriented software (B. Kernighan, Ed.)Design, Addison-Wesley Professional Computing Series., 1995. Addison-Wesley.

HALL, C. PureMVC - Implementation Idioms and Best Practices. 2008.

HU, Y.; HUANG, R. Effects of Clicker and Peer Discussion on Learning Performance in a Secondary Biology Course. Smart Learning Environments, 2015.

IDC. Estudo da IDC Brasil registra alta de 13% no mercado brasileiro de tablets, em 2014. Disponível em: . Acesso em: 17/4/2015.

KOPPEN, E.; LANGIE, G.; BERGERVOET, B. Replacement of a clicker system by a mobile device audience response system. Proceeding of the 41st SEFI Conference, , n. September, p. 16–20, 2013. Disponível em:. .

LAM, S. L.; WONG, K.; MOHAN, J.; XU, D.; LAM, P. Classroom communication on mobile phones–first experiences with web-based “clicker”system. ASCILITEAustralian Society for Computers in Learning in Tertiary Education Annual Conference, , n. 1993, p. 763–777, 2011. Disponível em: . .

LOTT, J.; PATTERSON, D. Advanced ActionScript 3 with Design Patterns. Adobe Press, 2006.

LYON, M. R. Using Clicker Technology to Develop Transactional Skills in the First- Year Contracts Course. , , n. June, 2014.

MCLAUGHLIN, J. E.; ROTH, M. T.; GLATT, D. M.; et al. The Flipped Classroom: A Course Redesign to Foster Learning and Engagement in a Health Professions School. Academic Medicine, v. 89, n. 2, p. 236–243, 2014. Disponível em: . .

MILLWARDBROWN. AdReaction - Marketing in a multiscreen world. Disponível em: . Acesso em: 17/4/2015.

NIELSEN. MAIS DE 50 MILHÕES DE BRASILEIROS USAM SMARTPHONE. Disponível em: . Acesso em:17/4/2015.

PARK, C. J.; KANG, J. H.; KIM, M. J.; et al. Development of Smart Phone Apps as Active Learning Tools for U-Learning and its Learning Process for Middle School Students. Ubiquitous Information Technologies and Applications, 2012.

SANTOS, D. M. B.; DURAM, A. A.; BURNHAM, T. F. Dispositivos Móveis Em Sala De Aula : Uma Revisão Bibliográfica. , p. 3222–3233, 2012. Disponível em: . .

STOWELL, J. R. Use of clickers vs. mobile devices for classroom polling. Computers & Education, v. 82, p. 329–334, 2015. Elsevier Ltd. Disponível em: . .

VITAL, F. Creating a positive learning environment with the use of clickers in a high school chemistry classroom. Journal of Chemical Education, v. 89, n. 4, p. 470–473, 2012.

W3C. HTML5. Disponível em: . Acesso em:10/5/2015.
Publicado
20/07/2015
Como Citar

Selecione um Formato
CARNEIRO, Rodrigo; SILVA, Ricardo. Smartphones: de vilão a herói. Proposta de ferramenta de baixo custo para aprendizado ativo em sala de aula.. In: WORKSHOP DE DESAFIOS DA COMPUTAÇÃO APLICADA À EDUCAÇÃO (DESAFIE!), 4. , 2015, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2015 . p. 51-60. DOI: https://doi.org/10.5753/desafie.2015.10040.