O uso da tecnologia no auxílio à preservação do idioma indígena: o caso Xakriabá

  • Dener Mendonça IFNMG
  • Joselice Lima IFNMG
  • Claudio Gusmão IFNMG

Resumo


O artigo trata do uso da tecnologia no auxílio ao processo de preservação do vocabulário indígena funcionando como recurso assistencial no ensino aprendizagem deste idioma. Para isso apresenta uma ferramenta computacional on-line que permite ao usuário aprender a língua indígena à medida que a cataloga. As palavras indígenas antes repassadas apenas verbalmente estarão disponíveis em formato de texto, imagem e som. Foi utilizado o caso do povo Xakriabá no estudo e contextualização deste texto e sistema. Conclui-se que a tecnologia pode ser usada no armazenamento do vocabulário indígena, contribuindo para sua preservação e também utilização em atividades de alfabetização de índios.

Referências

Barvinski, Carla A.; Odakura, Valguima V. V. (2012). “Desafios educacionais para o Século XXI e o papel da Informática na Educação”. In Anais do Workshop de Desafios da Computação Aplicada à Educação (DesafiE).

Costa, Alda Cristina. (2011). “A comunidade indígena e o mundo tecnológico: reflexões sobre os impactos das mídias sociais na vida dos Aikewára”. In anais do 3º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação. Universidade Federal de Pernambuco.

Em Aberto. Ano XIV – nº 63. (jul./set. 1994). “Tema: Educação Escolar Indígena. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP)”. Órgão de Divulgação do Ministério da Educação e do Desporto – Brasília.

Escobar, Suzana Alves. (2012). “Os projetos sociais do povo indígena Xakriabá e a participação dos sujeitos: entre o “desenho da mente”, a “tinta no papel” e a “mão na massa”. Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão social.” Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Educação. Belo Horizonte-MG.

______________________. (2011). “Letramento Xakriabá – As Vozes, a Escrita e o Poder”. Salvador-BA. In XI Congresso Luso Afro Brasileiro de Ciências Sociais. Universidade Federal da Bahia (UFBA). Salvador-BA.

Gomes, Eduardo Henrique; et al. (2012). “Ferramentas de Autoria de Conteúdos e as Limitações para a Personalização da Educação”. In Anais do Workshop de Desafios da Computação Aplicada à Educação (DesafiE).

Kleina, Nilton. (2012). “Google lança projeto para preservar idiomas em extinção”. Disponível em http://www.tecmundo.com.br/google/25478-google-lanca-projeto-para-preservar-idiomas-em-extincao-video-.htm. Acesso em fev/15.

MEC, Ministério da Educação; Documento Base Indígena. (2007). “PROEJA – Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Educação profissional e tecnológica integrada á educação escolar indígena”. Brasília-DF.

Neher, Clarissa. (2013). “Projeto usa smartphone para preservar línguas indígenas”. Disponível em http://dw.de/p/18F8h. Acesso em fev/15.

Renesse, Nicodème. (2010). “O que pensam os índios sobre a presença da internet em suas comunidades?”. São Paulo-SP. Disponível em http://migre.me/mNHsU. Acesso em fev/15.

Rodrigues, Agnaldo Martins. (2014). “SAAPIENS: Uma Ferramenta de Autoria de Objetos de Aprendizagem e Apoio Pedagógico na Dedução Natural na Lógica Proposicional”. In Anais do XXV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE).

Rodrigues, Aryon Dall’Igna. (2005). “Línguas indígenas brasileiras ameaçadas de extinção”. São Paulo-SP. Disponível em http://migre.me/mNHcR. Acesso em fev/15.

Seabra, Rodrigo Duarte; Romano, Valter Pereira; Oliveira, Nathan. (2014). “Uma abordagem no Ensino de Variação Linguística em uma Aplicação Educacional Aberta baseada em Hipermídia”. In Anais do XXV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE).

Selleri, Fernando; et al. (2013). “Inclusão Digital em Escolas e Comunidades Indígenas”. In Anais do XIX Workshop de Informática na Escola (WIE).
Publicado
20/07/2015
Como Citar

Selecione um Formato
MENDONÇA, Dener; LIMA, Joselice; GUSMÃO, Claudio. O uso da tecnologia no auxílio à preservação do idioma indígena: o caso Xakriabá. In: WORKSHOP DE DESAFIOS DA COMPUTAÇÃO APLICADA À EDUCAÇÃO (DESAFIE!), 4. , 2015, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2015 . p. 61-70. DOI: https://doi.org/10.5753/desafie.2015.10041.