Processos Participativos de Desenvolvimento de Jogos Digitais em Contextos Escolares

  • Dyego de Morais UFPR
  • Taciana Falcão UFRP

Resumo


A motivação, o engajamento e a imersão que os nativos digitais apresentam ao interagir com mídias digitais em ambientes extra-escolares deveriam, idealmente, ser de mesma intensidade para estudantes interagindo com conteúdos curriculares na educação formal. Atrelada a isso, está a crescente necessidade de construção de habilidades relacionadas a pensamento computacional na sociedade contemporânea. Nesse sentido, este artigo discute desafios da inserção do pensamento computacional no currículo escolar atrelada à aplicação construcionista de jogos digitais por meio de metodologias participativas, visando possibilitar uma aprendizagem mais autônoma, dialógica e divertida.

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Publicado
20/07/2015
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DE MORAIS, Dyego; FALCÃO, Taciana. Processos Participativos de Desenvolvimento de Jogos Digitais em Contextos Escolares. In: WORKSHOP DE DESAFIOS DA COMPUTAÇÃO APLICADA À EDUCAÇÃO (DESAFIE!), 4. , 2015, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2015 . p. 121-130. DOI: https://doi.org/10.5753/desafie.2015.10047.