Livros abertos colaborativos e MOOCs: o desafio de materiais educacionais de qualidade na Educação Aberta
Resumo
O recente advento dos MOOCs - Cursos Online Abertos Massivos, traz discussões em relação ao potencial e ameaças que esse modelo pode trazer ao ensino tradicional, em sala de aula ou on-line. Da maneira que são disponibilizados, os atuais MOOCs apresentam uma carência substancial no que diz respeito a materiais bibliográficos. O presente artigo discute a inserção de livros colaborativos abertos com licenças abertas como elementos educacionais, de modo a prover materiais de qualidade para suporte a estes cursos, a partir de experiências anteriores no contexto da Educação Superior.
Referências
Boley, H. & Chang, E. Digital Ecosystems: Principles and Semantics. IEEE International Conference on Digital Ecosystems and Technologies. Cairns, Australia. February 2007. NRC 48813.
Briscoe, G. & De Wilde, P. Digital ecosystems: evolving service-orientated architectures.
BIONETICS '06 Proceedings of the 1st international conference on Bio inspired models of network, information and computing systems. ACM New York, NY, USA, 2006.
Chang, E. & West, M. Digital ecosystems a next generation of the collaborative environment. Proceedings of the 8th International Conference on Information Integration and Web-based Applications & Services. 4 - 6 December 2006, Yogyakarta Indonesia.
Craveiro, G.; Machado, J.; Ortellado, P. (2008) “O mercado de livros técnicos e científicos no Brasil: subsídio público e acesso ao conhecimento”. Disponível na Internet. http://www.gpopai.usp.br/relatoriolivros.pdf , 2008. Acesso em 14/05/2014.
Davis, B. G. Tools for Teaching. New York: John Wiley & Sons, 2009.
Diaz, P., Rodes, V., Knihs, E., Omar, N. & Silveira, I. F. Licencias y derechos de autoría en textos educativos colaborativos abiertos para educación superior. Proceedings de Universidad 2014, La Habana, Cuba.
Lindoso, F. (2004) O Brasil pode ser um país de leitores?: política para cultura/ política para o livro. São Paulo: Summus Editorial.
Mehlenbacher, B. (2012) Massive open online courses (MOOCs): educational innovation or threat to higher education? OSDOC '12: Proceedings of the Workshop on Open Source and Design of Communication, p. 99, 2012.
Ochoa, X. ; Casali, A. ; Deco, C. ; Gerling, V. ; Silveira, I. F. ; Fager, J. ; Carillo, G. ; Parra, G. ; Arteaga, J. M. ; Maturana, J. ; Araya, E. ; Motz, R. (2013) Analysis of Existing Technological Platforms for the Collaborative Production of Open Textbooks. In: EdMEDIA'2013 - World Conference on Educational Multimedia, Hypermedia and Telecommunications 2013, 2013, Victoria, Canadá. EdMEDIA'2013 - Proceedings of World Conference on Educational Multimedia, Hypermedia and Telecommunications 2013. Chesapeake, VA, Canadá: AACE, 2013. p. 1106-1115.
Rodes, V.; Ochoa, X. ; Silveira, I. F. ; Casas, A. P. (2012) Percepciones, actitudes y prácticas respecto a los libros de texto, digitales y en formatos abiertos por parte de estudiantes de universidades de América Latina. In: II Workshop em Recursos Educacionais Abertos, 2012, Rio de Janeiro. Anais do CBIE 2012 - Workshops.
Russel, D. M. et. al. (2013) Will Massive Online Open Courses (MOOCs) Change Education? Proceedings of CHI '13 Extended Abstracts on Human Factors in Computing Systems, 2013, p. 2395-2398.
Silveira, I. F., Ochoa, X., Sprock, A. S., Mustaro, P. N. & Bieluskas, Y. C. H. (2012) Towards New Computational Architectures for Mass-Collaborative Open Educational Resources. International Journal of Digital Information and Wireless Communications, v. 1, p. 526-540, 2012.
Silveira, I. F.; Ochôa, X. et al. (2013) A digital ecosystem for the collaborative production of open textbooks: the LATIn Methodology. Journal of Information Technology Education, v. 12, p. 225-249.
Silveira, I. F. et al. (2013) A digital ecosystem for the collaborative production of open textbooks: The LATIn Methodology. Journal of Information Technology Education, v. 12, p. 225-249, 2013.
Silveira, I.F.; Rodés, V.; Mustaro, P. N. Collaborative Textbooks for Open Education: MOOCs and the LATIn Project. In: Actas de CAFVIR 2014, p. 500-510. Antigua, Guatemala, may 2014
Vardi, M. (2012) Will MOOCs destroy Academia? Communications of the ACM, v.5,11, November, 2012, p. 5.