Acompanhamento formativo no e-learning viabilizados pela integração entre Learning Management Systems e Personal Learning Environment

  • Ivanildo de Melo Filho UFPE/IFPE
  • Alex Gomes UFPE
  • Rosângela Carvalho UFPE

Resumo


Este artigo tem como objetivo apresentar o resultado do estudo preliminar referente às características e limitações dos Learning Management Systems (LMS) em relação aos Personal Learning Environments (PLE). A investigação sinaliza a solidez dos LMS no âmbito institucional. Entretanto, expõe suas limitações, principalmente nas ações para acompanhamento formativo de atividades dos aprendizes offline ao ambiente frente às possibilidades oferecidas pelos PLE no cenário educacional nos próximos anos. Foram identificados e são apresentados 03 (três) cenários de integração entre LMS e PLE. Por fim, é aberto o espaço para discussão e reflexão através de questionamentos que fazem parte da próxima etapa desta pesquisa.

Referências

Ajjan, H., Hartshorne, R.: Investigating faculty decisions to adopt Web 2.0 technologies: Theory and Empirical Tests. The Internet and Higher Education 11, 71–80 (2008).

Attwell (a), G. The Personal Learning Environments - the future of e-Learning? Revista E etrônica“e earningPapers” , Vo 2 (N 1), 1-8. 2007. Disponível em: [ http://www.elearningeuropa.info/files/media/media11561.pdf]. Acesso em: 10 abr. 2013.

Attwell (b), G.: e-Portfolios – the DNA of the Personal Learning Environment? Journal of e- Learning and Knowledge Society 3 (2007). Disponível em: [ http://www.pontydysgu.org/wpcontent/uploads/2008/02/eportolioDNAofPLEjournal. pdf]. Acesso em: 16 abr. 2014.

Brown, J.S. & Adler, R.P. (2008). Minds on Fire: Open Education, the Long Tail, and Learning 2.0. In Educause Review, January/February 2008, 43 (1), 16–32. Boulder: Educause. Retrieved January 20, 2008. Disponível em: [ http://www.educause.edu/ir/library/pdf/ERM0811.pdf]. Acesso em: 16 abr. 2014.

Bogdanov, Evgeny; Ullrich, Carsten; Isaksson, Erik; Palmér, Matthias; Gillet, Denis. From LMS to PLE: a Step Forward through OpenSocial Apps in Moodle. Presented at: The 11th International Conference on Web-based Learning ICWL, 2012. Disponível em: [http://link.springer.com/chapter/10.1007%2F978-3-642-33642-3_8 ]. Acesso em: 16 abr. 2014.

Casquero, O., Portillo, J., Ovelar, R., Benito, M., Romo, J.: iPLE Network: an integrated eLearning 2.0 architecture from University’s perspective. Interactive Learning Environments Vol. 18, Iss. 3, 2010. Disponível em: [ http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/10494820.2010.500553#.U1Sg01VdW Sq]. Acesso em: 16 abr. 2014.

Cetic.br – Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação no Brasil [livro eletrônico]: TIC Domicílios e Empresas 2012. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2013. Disponível em:[ http://www.cetic.br/publicacoes/2012/ticdomicilios- 2012.pdf]. Acesso em: 24 mar. 2014.

Conde, Miguel Ángel; García-Peñalvo, Francisco José; Casany, María José; Forment, Marc Alier. Personal Learning Environments and the Integration with Learning Management Systems. Information Systems, E-learning, and Knowledge Management Research Communications in Computer and Information Science Volume 278, 2013, pp 16-21. Disponível em: [http://link.springer.com/chapter/10.1007/978-3-642-35879-1_3]. Acesso em: 16 abr. 2014.

Downes, S. (2005). e-Learning 2.0. Retrieved September 14, 2008, from elearn. Magazine. Disponível em: [http://www.elearnmag.org/subpage.cfm?section=articles&article=29-1]. Acesso em: 16 abr. 2014.

Erol Ozcelik, Cengiz Acarturk - Reducing the spatial distance between printed and online information sources by means of mobile technology enhances learning: Using 2D barcodes, Computers & Education, Volume 57, Issue 3, November 2011, Pages 2077-2085. Disponível em: [http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0360131511001254]. Acesso em: 25 set. 2013.

Goh T. T. A framework for multiplataform e-learning systems. Tese de Doutorado. Massey Univertsity. New Zeland. 2007. Disponível em: [ http://mro.massey.ac.nz/handle/10179/1576]. Acesso em: 10 set. 2013

Lubensky, R. The present and future of Personal Learning Environments (PLE). Deliberations: Reflecting on learning and deliberating about democracy. 2006. Disponível em: [http://www.deliberations.com.au/2006/12/present-and-future-ofpersonal- learning.html]. Acesso em: 16 abr. 2014.

Mattar, J. – Tutoria e Interação em Educação a Distância – Série Educação e tecnologias – 1a. Edição – Editora Cengage Learning. São Paulo. 2012.

Milligan, Colin D., Beauvoir, Phillip, Johnson, Mark W., Sharples, Paul, Wilson, Scott, Liber, Oleg. Developing a Reference Model to Describe the Personal Learning Environment. Innovative Approaches for Learning and Knowledge Sharing Lecture Notes in Computer Science Volume 4227, 2006, pp 506-511. Disponível em: [ http://link.springer.com/chapter/10.1007%2F11876663_44#]. Acesso em: 16 abr. 2014.

Mota, José. Da Web 2.0 ao e-Learning 2.0: Aprender na Rede. Dissertação de Mestrado. Versão Online, Universidade Aberta. Portugal. 2009. Disponível em: [http://orfeu.org/weblearning20/cap5]. Acesso em: 22 out. 2013.

Mott, J., Wiley, D.: Open for Learning: The CMS and the Open Learning Network. In: Education - Exploring Our Connective Educational Landscape. University of Regina, Saskatchewan (2009).

Olivier, B. and O. Liber. Lifelong learning: the need for portable personal learning environments and supporting interoperability standards. SSGRR 2002w International Conference on Advances in Infrastructure for Electronic Business, Education, Science and Medicine on the Internet, L'Aquilla, Italy. 2001. Disponível em: [ http://ictlogy.net/bibliography/reports/projects.php?idp=1536]. Acesso em: 03 abr. 2013.

Pa mér, M , Sire, S , ogdano , E , i et, , Wi d, Mapping Web Personal Learning Environments. In: Wild, F., Kalz, M., Pa mér, M , M er, (eds ) Second International Workshop on Mashup Personal Learning Environments (MUPPLE 2009), vol. 506, pp. 31–46. CEUR-WS.org, Nize (2009).

Pena, M. D. J.; Alonso, M.; Feldmann, M. G.; Allegretti, S. M. M. Prática docente e tecnologia: revisando fundamentos e ampliando conceitos. Disponível em:[ http://www.apropucsp.org.br/revista/r24_r05.htm]. Acesso em: 10 set. 2013.

Schaffert, S., & Hilzensauer, W. (2008). On the way towards personal learning environments: seven crucial aspects. Elearning Papers, 9. Disponível em:[ http://www.elearningeuropa.info/files/media/media15971.pdf]. Acesso em: 16 abr. 2014.

Sclater, Niall. Web 2.0, Personal Learning Environments, and the Future of Learning Management Systems. (Research Bulletin, Issue 13). Boulder, CO: EDUCAUSE Center for Analysis and Research, 2008. Disponível em: [ http://www.educause.edu/library/resources/web-20-personal-learning-environmentsand- future-learning-management-systems]. Acesso em: 16 mar. 2014.

Severance, C., Hardin, J., Whyte, A. The coming functionality mash-up in Personal Learning Environments. Interactive Learning Environments 16, 47–62 (2008). Disponível em: [http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/.U5uDw41dX7Q]. Acesos em: 09 abr. 2014.

Simões P. PLE – Ambientes Pessoais de Aprendizagem. Mestrado em Pedagogia do Elearning. Unidade Curricular Modelos do Ensino a Distância do Mestrado em Pedagogia do E-Learning da Universidade Aberta. 2011. Disponível em: [ http://www.scribd.com/doc/55952337/PLE-Ambientes-Pessoais-de-Aprendizagem]. Acesso em: 14 mai. 2013.

Tori, R. – Educação sem distâncias - Tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino aprendizagem. Escola do Futuro – Universidade de São Paulo. Editora SENAC. São Paulo. 2010.

Van Harmelen, M. (2006). Personal Learning Environments. In: Computer Society (Eds.) Sixth IEEE International Conference on Advanced Learning Technologies (ICALT06), (pp.815-816) London, England, 02 April, 06 June, 2006. London: UK. Disponível em: [ http://ieeexplore.ieee.org/stamp/stamp.jsp?tp=&arnumber=1652565&isnumber=346 37]. Acesso em: 10 mai. 2013.

Wilson, S., Liber, O., Johnson, M., Beauvoir, P., Sharples, P., Milligan, C.: Personal Learning Environments: Challenging the dominant design of educational systems. Journal of e-Learning and Knowledge Society 3, 27–38 (2007). Disponível em: [http://services.economia.unitn.it/ojs/index.php/Je-LKS_EN/article/view/247]. Acesso em: 16 abr. 2014.

Wilson, S., Sharples, P., Griffiths, D., Popat, K.: Moodle Wave: Reinventing the VLE using Widget technologies. In Wi d, , a z, M , Pa mér, M , M er, D. (eds.) Mash-Up Personal Learning Environments - 2st Workshop MUPPLE 2009, vol. 506, pp. 47–58. CEUR Proceedings, Nize (2009). Disponível em: [ http://ceurws. org/Vol-506/wilson.pdf ]. Acesso em: 16 abr. 2014.
Publicado
28/07/2014
Como Citar

Selecione um Formato
DE MELO FILHO, Ivanildo; GOMES, Alex; CARVALHO, Rosângela. Acompanhamento formativo no e-learning viabilizados pela integração entre Learning Management Systems e Personal Learning Environment. In: WORKSHOP DE DESAFIOS DA COMPUTAÇÃO APLICADA À EDUCAÇÃO (DESAFIE!), 3. , 2014, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2014 . p. 18-28.