Ambiente Virtual de aprendizagem para algoritmos
Resumo
O processo de ensino e aprendizagem de Algoritmos é um desafio que requer empenho e dedicação dos professores e alunos. Esse processo pode ser otimizado com o apoio de elementos que proporcionem uma interação entre professor e aluno, auxiliem na execução das atividades, promova motivação, acompanhamento individualizado e ao mesmo tempo dê um panorama geral da turma. Nesse contexto foi desenvolvido um ambiente de aprendizagem virtual próprio para algoritmo que contempla as características básicas de uma ferramenta portugol e de juízes online. Esse ambiente foi avaliado sob três pontos de vista: exercícios complementares, maratona e monitoria. Teve boa aceitação e conseguiu atender o seu propósito.
Referências
Ferrandin, M., Stephani, S. L. (2005). “Ferramenta para o ensino de Programação via Internet”. Disponível em: http://periodicos.unesc.net/index.php/sulcomp/article/download/794/745.
Gomes, A., Henriques, J., Mendes, A. J. (2008). “Uma proposta para ajudar alunos com dificuldades na aprendizagem inicial de programação de computadores”. ”In Educação, Formação & Tecnologias; vol.1(1), pp. 93-103.
Jenkins, T. (2002). “On the difficulty of learning to program”. In Proceedings of 3rd Annual LTSN_ICS Conference (LoughboroughUniversity, United Kingdom, August 27-29, 2002).
Pelz, F. D.; et al. (2012) “Um Mecanismo para Correção Automática de Exercícios Práticos de Programação Introdutória”. Disponível em: http://www.brie.org/pub/index.php/sbie/article/view/1780/1541. Acesso em 25 de setembro de 2013
RAABE, A. L. A.; SILVA, J. M. C. da. (2005) “Um ambiente para atendimento às dificuldades de aprendizagem de algoritmos”. In: XIII Workshop sobre Educação em Computação, São Leopoldo, RS.
ROSA, M. M.; GIRAFFA, L. M. M. (2011) O Ensino de Programação de Computadores e EAD: Uma Parceria Possível. Disponível em [http://www.abed.org.br/congresso2011/cd/6.pdf]. Acesso em: 10 de outubro de 2013.
TONET, B. (2013) Software VisuALG 2.0. Disponível em [ http://www.cefetsp.br/edu/adolfo/disciplinas/lpro/materiais/visualg.pdf]. Acesso em: 10 de outubro de 2013.
TONIN, N. A, BEZ, J. L.(2013). URI Online Judge: a New Classroom Tool for Interactive Learnin. Disponível em:[ http://world-comp.org/p2012/FEC3467.pdf]. Acesso em: 25 setembro de 2013