Uma Abordagem para Recomendação Automática e Dinâmica de Objetos de Aprendizagem Baseada em Estilos de Aprendizagem e em Metadados no padrão IEEE LOM

  • Vitor Carvalho UFU
  • Fabiano Dorça UFU

Resumo


Um dos grandes desafios em pesquisa na área de informática para educação é a recomendação eficiente de conteúdo para aprendizagem. Este trabalho apresenta uma abordagem probabilística automática e dinâmica para recomendação de objetos de aprendizagem em sistemas de gerenciamento do aprendizado, levando em consideração, os estilos de aprendizagem dos estudantes e metadados dos objetos de aprendizagem. Foram realizados experimentos em que resultados promissores foram obtidos, demonstrando a validade da proposta.

Palavras-chave: Modelo Probabilístico, Recomendação Automática, Objetos de Aprendizagem, Metadados, Estilos de Aprendizagem.

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Publicado
28/07/2014
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CARVALHO, Vitor; DORÇA, Fabiano. Uma Abordagem para Recomendação Automática e Dinâmica de Objetos de Aprendizagem Baseada em Estilos de Aprendizagem e em Metadados no padrão IEEE LOM. In: WORKSHOP DE DESAFIOS DA COMPUTAÇÃO APLICADA À EDUCAÇÃO (DESAFIE!), 3. , 2014, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2014 . p. 47-56.