Computação, Educação, Gênero e Diversidade: discussões e perspectivas futuras

  • Leander Oliveira Universidade Tecnologica Federal do Parana (UTFPR)
  • Carolina Moreira Oliveira Universidade Federal do Paraná
  • Leonam Oliveira Universidade Federal do Paraná

Resumo


As discussões de gênero na computação tem crescido, mas com abordagens que estão fortemente ligadas a questão das mulheres. Com o aprofundamento dos estudos de gênero e suas discussões de terceira onda, surge a importância de compreender as relações de poder que estão por trás destas construções e, desta forma, envolver outros grupos subalternizados e/ou marginalizados que emergem neste processo.

Referências

Butler, Judith. (2017). Problemas de Gênero: feminismo e subversão da identidade. 13 ed. Tradução de Renato Aguiar. Rio de janeiro: Civilização Brasileira.

Castelini, Pricila. (2018). Mulheres na Computação: percepções, memórias e participação de estudantes e egressas. 2018. 133 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba. Disponível em [http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2944].

Louro, Guacira Lopes. (2016). Uma Política Pós-identitária para a Educação e "Estranhar" o Currículo. In: Louro, Guacira Lopes. Um Corpo Estranho – Ensaios sobre sexualidade e Teoria Queer. 2ed. Belo Horizonte: Autêntica.

Merkle, Luiz Ernesto (2020). Não há computação sem suputares: valores necessários ao poder, ao fazer, ao querer e ao saber computar. In: Barbosa e Silva, Rodrigo e Blikstein, Paulo (orgs). Robótica Educacional: experiências inovadoras na educação brasileira. Porto Alegre: Penso. ISBN 978-85-8429-188-5

Oliveira, Leander C. de e Amaral, Marília Abrahão (2019). Espaços do Computar: O Hacker e Maker em uma perspectiva Queer. In: Martins, Ernane Rosa (org). Fundamentos da Ciência da Computação. Ponta Grossa: Atena Editora. ISBN 978-85-7247-157-2.

Ortiz, J. S. B., Oliveira, C. M., e Pereira, R. (2018). Aspectos do Contexto Sociocultural dos Alunos estão Presentes nas Pesquisas para Ensinar Pensamento Computacional? Em Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, volume 7, page 520.

Wajcman, Judy. (2010) Feminist Theories of Technology. Cambridge Journal of Economics, v. 34, e. 1. P. 143–152. Doi: https://doi.org/10.1093/cje/ben057.
Publicado
11/11/2019
Como Citar

Selecione um Formato
OLIVEIRA, Leander; OLIVEIRA, Carolina Moreira; OLIVEIRA, Leonam. Computação, Educação, Gênero e Diversidade: discussões e perspectivas futuras. In: WORKSHOP DE DESAFIOS DA COMPUTAÇÃO APLICADA À EDUCAÇÃO (DESAFIE!), 8. , 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 31-33. DOI: https://doi.org/10.5753/desafie.2019.12188.