Computação, Educação, Gênero e Diversidade: discussões e perspectivas futuras

  • Leander Oliveira Universidade Tecnologica Federal do Parana (UTFPR)
  • Carolina Moreira Oliveira Universidade Federal do Paraná
  • Leonam Oliveira Universidade Federal do Paraná

Abstract


No abstract available.

References

Butler, Judith. (2017). Problemas de Gênero: feminismo e subversão da identidade. 13 ed. Tradução de Renato Aguiar. Rio de janeiro: Civilização Brasileira.

Castelini, Pricila. (2018). Mulheres na Computação: percepções, memórias e participação de estudantes e egressas. 2018. 133 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba. Disponível em [http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2944].

Louro, Guacira Lopes. (2016). Uma Política Pós-identitária para a Educação e "Estranhar" o Currículo. In: Louro, Guacira Lopes. Um Corpo Estranho – Ensaios sobre sexualidade e Teoria Queer. 2ed. Belo Horizonte: Autêntica.

Merkle, Luiz Ernesto (2020). Não há computação sem suputares: valores necessários ao poder, ao fazer, ao querer e ao saber computar. In: Barbosa e Silva, Rodrigo e Blikstein, Paulo (orgs). Robótica Educacional: experiências inovadoras na educação brasileira. Porto Alegre: Penso. ISBN 978-85-8429-188-5

Oliveira, Leander C. de e Amaral, Marília Abrahão (2019). Espaços do Computar: O Hacker e Maker em uma perspectiva Queer. In: Martins, Ernane Rosa (org). Fundamentos da Ciência da Computação. Ponta Grossa: Atena Editora. ISBN 978-85-7247-157-2.

Ortiz, J. S. B., Oliveira, C. M., e Pereira, R. (2018). Aspectos do Contexto Sociocultural dos Alunos estão Presentes nas Pesquisas para Ensinar Pensamento Computacional? Em Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, volume 7, page 520.

Wajcman, Judy. (2010) Feminist Theories of Technology. Cambridge Journal of Economics, v. 34, e. 1. P. 143–152. Doi: https://doi.org/10.1093/cje/ben057.
Published
2019-11-11
OLIVEIRA, Leander; OLIVEIRA, Carolina Moreira; OLIVEIRA, Leonam. Computação, Educação, Gênero e Diversidade: discussões e perspectivas futuras. In: COMPUTER CHALLENGES WORKSHOP ON EDUCATION (DESAFIE!), 8. , 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 31-33. DOI: https://doi.org/10.5753/desafie.2019.12188.