Projeto Arcade: Desenvolvimento de Jogos Na Atuação De Um Futuro Melhor Através da Informática e Cidadania.
Resumo
O Projeto Arcade e uma maquina de fliperama, que visa através do entretenimento fomentar a produção local de desenvolvimento de jogos eletrônicos (games). Acompanhando um curso de desenvolvimento de games para alunos de escolas publicas, curso esse não encontrado facilmente, ao fim os alunos terão de criar um jogo, afim de ser introduzido na maquina, proporcionando o ensino sobre criação de jogos abrangendo conhecimentos da computação, empreendedorismo, marketing e trabalho em equipe, dando ao aluno formado uma visão empreendedora. Acompanhado de um sistema de IoT (Internet Of Things), informando total transparência de todos os recursos adquiridos e métricas dos jogos servindo de feedback para os desenvolvedores.
Referências
Bomfoco, M. A. and de Abreu Azevedo, V. (2012). Os jogos eletrônicos e suas contribuições para a aprendizagem na vis˜ao de jp gee. RENOTE, 10(3).
Fardo, M. L. (2013). A gamificação aplicada em ambientes de aprendizagem. RENOTE, 11(1).
Rapkiewicz, C. E., Falkembach, G. A. M., Seixas, L. M. J. d., Santos, N. d. S. R. S., Cunha, V. V. d., Klemann, M., et al. (2007). Estratégias pedagógicas no ensino de algoritmos e programação associadas ao uso de jogos educacionais. RENOTE: revista novas tecnologias na educação [recurso eletrônico]. Porto Alegre, RS.
Savi, R. and Ulbricht, V. R. (2008). Jogos digitais educacionais: benefícios e desafios. Renote, 6(1).
Silva, L. F., Pinheiro, M. D., Santos, R. R. d., and Schimiguel, J. (2016). O crescimento dos jogos no mercado mobile e suas acessibilidades. Revista Caribe˜na de Ciencias Sociales, (2016 02).