Projeto Arcade: Desenvolvimento de Jogos Na Atuação De Um Futuro Melhor Através da Informática e Cidadania.

  • Francisco Marcelino Almeida de Araujo IFPI
  • Deymes Aguiar Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Piauí
  • Matheus Dantas IFPI
  • Luize Silva Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Piauí - Campus Teresina Central
  • Wellynson Soares IFPI
  • Marcos Castelo IFPI - campus: Teresina Central

Resumo


O Projeto Arcade e uma maquina de fliperama, que visa através do entretenimento fomentar a produção local de desenvolvimento de jogos eletrônicos (games). Acompanhando um curso de desenvolvimento de games para alunos de escolas publicas, curso esse não encontrado facilmente, ao fim os alunos terão de criar um jogo, afim de ser introduzido na maquina, proporcionando o ensino sobre criação de jogos abrangendo conhecimentos da computação, empreendedorismo, marketing e trabalho em equipe, dando ao aluno formado uma visão empreendedora. Acompanhado de um sistema de IoT (Internet Of Things), informando total transparência de todos os recursos adquiridos e métricas dos jogos servindo de feedback para os desenvolvedores.

Referências

Bender, W. N. (2015). Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI. Penso Editora.

Bomfoco, M. A. and de Abreu Azevedo, V. (2012). Os jogos eletrônicos e suas contribuições para a aprendizagem na vis˜ao de jp gee. RENOTE, 10(3).

Fardo, M. L. (2013). A gamificação aplicada em ambientes de aprendizagem. RENOTE, 11(1).

Rapkiewicz, C. E., Falkembach, G. A. M., Seixas, L. M. J. d., Santos, N. d. S. R. S., Cunha, V. V. d., Klemann, M., et al. (2007). Estratégias pedagógicas no ensino de algoritmos e programação associadas ao uso de jogos educacionais. RENOTE: revista novas tecnologias na educação [recurso eletrônico]. Porto Alegre, RS.

Savi, R. and Ulbricht, V. R. (2008). Jogos digitais educacionais: benefícios e desafios. Renote, 6(1).

Silva, L. F., Pinheiro, M. D., Santos, R. R. d., and Schimiguel, J. (2016). O crescimento dos jogos no mercado mobile e suas acessibilidades. Revista Caribe˜na de Ciencias Sociales, (2016 02).
Publicado
11/11/2019
ARAUJO, Francisco Marcelino Almeida de; AGUIAR, Deymes; DANTAS, Matheus; SILVA, Luize; SOARES, Wellynson; CASTELO, Marcos. Projeto Arcade: Desenvolvimento de Jogos Na Atuação De Um Futuro Melhor Através da Informática e Cidadania.. In: WORKSHOP DE DESAFIOS DA COMPUTAÇÃO APLICADA À EDUCAÇÃO (DESAFIE!), 8. , 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 48-50. DOI: https://doi.org/10.5753/desafie.2019.12194.