Co-design de Groupware para Planejamento entre Professores do Ensino Médio

  • Leandro Queiros Universidade Federal de Pernambuco
  • Alex Gomes Universidade Federal de Pernambuco

Resumo


O planejamento educacional e, consequentemente, a produção de materiais educativos são considerados essenciais para os professores. Esses artefatos são comumente adaptados; no entanto, por fatores ainda a serem investigados, são usados improvisados, ou simplesmente copiados e colados no planejamento utilizado no ano anterior para cumprir um padrão escolar. O presente trabalho visa contribuir para uma melhor compreensão das práticas de planejamento dos professores, para influenciar no design da experiência de aprendizagem apoiada por groupware para ser integrado na prática de ensino, a fim de promover o desenvolvimento efetivo do planejamento colaborativo de aula.

Referências

Brasil (2018). Ministério da educação e cultura. saeb: Metodologia utilizada. SAEB Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica.

Nguyen, G. N. and Bower, M. (2018). Novice teacher technology-enhanced learning design practices: The case of the silent pedagogy. British Journal of Educational Technology, 49(6):1027–1043.

Pink, S. (2016). Digital ethnography. Innovative methods in media and communication research, pages 161–165.

Rabardel, P. (1995). Les hommes et les technologies; approche cognitive des instruments contemporains.

Rossitto, C. and Lampinen, A. (2018). Co-creating the workplace: Participatory efforts to enable individual work at the hoffice. Computer Supported CooperativeWork (CSCW), 27(3-6):947–982.
Publicado
11/11/2019
Como Citar

Selecione um Formato
QUEIROS, Leandro; GOMES, Alex. Co-design de Groupware para Planejamento entre Professores do Ensino Médio. In: WORKSHOP DE DESAFIOS DA COMPUTAÇÃO APLICADA À EDUCAÇÃO (DESAFIE!), 8. , 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 54-55. DOI: https://doi.org/10.5753/desafie.2019.12196.