Co-design de Groupware para Planejamento entre Professores do Ensino Médio
Resumo
O planejamento educacional e, consequentemente, a produção de materiais educativos são considerados essenciais para os professores. Esses artefatos são comumente adaptados; no entanto, por fatores ainda a serem investigados, são usados improvisados, ou simplesmente copiados e colados no planejamento utilizado no ano anterior para cumprir um padrão escolar. O presente trabalho visa contribuir para uma melhor compreensão das práticas de planejamento dos professores, para influenciar no design da experiência de aprendizagem apoiada por groupware para ser integrado na prática de ensino, a fim de promover o desenvolvimento efetivo do planejamento colaborativo de aula.
Referências
Nguyen, G. N. and Bower, M. (2018). Novice teacher technology-enhanced learning design practices: The case of the silent pedagogy. British Journal of Educational Technology, 49(6):1027–1043.
Pink, S. (2016). Digital ethnography. Innovative methods in media and communication research, pages 161–165.
Rabardel, P. (1995). Les hommes et les technologies; approche cognitive des instruments contemporains.
Rossitto, C. and Lampinen, A. (2018). Co-creating the workplace: Participatory efforts to enable individual work at the hoffice. Computer Supported CooperativeWork (CSCW), 27(3-6):947–982.