Concepção de Materiais Pedagógicos e o Estabelecimento de Situações de Aprendizagem em Dispositivos Móveis

  • Cristiane Ellwanger URI
  • Cristina Paludo Santos URI
  • Gleidson J. Mello Maciel URI

Resumo


A popularização da computação móvel e o crescimento exponencial da trazem consigo uma grande contribuição ao processo de ensinomesma aprendizagem, oferecendo suporte à Educação à Distância (EAD). Diante disso, o presente artigo apresenta o modelo MobilEduc, utilizando-se dos preceitos estabelecidos pelos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) associados aos conceitos de sistemas móveis (M-Learning) e demonstra como o mesmo pode ser aplicado em prol da educação. Como resultados da aplicação do modelo percebeuse que a complexidade de implementação em dispositivos móveis não está somente atrelada às particularidades decorrentes do contexto educacional, mas também às restrições decorrentes das próprias tecnologias móveis.

Referências

ADELSTEIN, Frank; SCHWIEBERT, McGraw-Hill; GOLDEN, Richard III; Fundamentals of Mobile and Pervasive Computing. 1. ed. Tempe: Impact, 2004.

BARTHOLO, Viviane de F.; AMARAL. Marilia A.; CAGNIN, Maria I. M-AVA: Modelo de Adaptabilidade para Ambientes Virtuais Móveis de Aprendizagem. XX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Florianópolis, v. 2009, n. 1, p. 2-4, Novembro 2009.

BEHAR, P. A.; BATISTA, S. C. F. Dispositivos Móveis na Educação. In: BEHAR, P.A. (Org); BATISTA, S.C.F. (Org). Pátio Ensino Fundamental, n. 56, p. 26-29. Janeiro. 2011. p. 26-29.

DA SILVA, Luciano Alves. Android programando passo a passo. Rio de Janeiro, v. 4, n. 4, p. 6-8, Novembro 2010.

DOCHEV, D.; HRISTOV, I.. Mobile Learning Applications Ubiquitous Characteristics and Technological Solutions, Bulgarian Academy Of Sciences Cybernetics and Information Technologies, Sofia, v. 6, n. 3, p. 63-65, Março 2006.

GEORGIEVA, E.; SMRIKROV, A.; GEORGIEV, T. A General Classification of Mobile Learning Systems. International Conference on Computer Systems and Technologies – CompSysTech. v. 1, n. 3, p. 28-31 Junho 2005.

KAMAL, Raj. Mobile Computing. 1. Ed. New Delhi: Oxford University Press, 2007.

KEMCZINSKI, A. Método de Avaliação para Ambientes E-Learning. Tese Doutorado em Engenharia da Produção da UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, v. 1, n. 1, p. 205, dezembro 2005.

LECHETA, Ricardo R. Google Android Aprenda a criar aplicações para dispositivos móveis com o Android SDK. 2. Ed. São Paulo: Novatec, 2010.

MEIRELLES, L. Tarouco; ALVEZ, C. Telemática Aplicada à Aprendizagem com Mobilidade. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação. CINTED-UFRGS. V. 2, n. 2, p. 44-47, Novembro 2004.

ORACLE, Technology Network. About Java ME Technology. Disponível em http://www.oracle.com/technetwork/java/javame/about-java-me-395899.html. Acesso em 1 de maio de 2012.

PEREIRA, A.T. C; SCHMITT, V; DIAS, M.R.A.C. Ambientes Virtuais de Aprendizagem. In: PEREIRA, A.T.C. (Org.); SHCMITT, V. (Org); DIAS, M.R.A.C. (Org). AVA - Ambientes Virtuais de Aprendizagem em diferentes contextos, Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2007. p. 4-22.

UOL, Tecnologia. Número de celulares no Brasil ultrapassa 210 milhões em março, segundo Anatel. Disponível em [link]. Acesso em 16 de junho de 2011.
Publicado
23/07/2013
Como Citar

Selecione um Formato
ELLWANGER, Cristiane; SANTOS, Cristina Paludo; MACIEL, Gleidson J. Mello. Concepção de Materiais Pedagógicos e o Estabelecimento de Situações de Aprendizagem em Dispositivos Móveis. In: WORKSHOP DE DESAFIOS DA COMPUTAÇÃO APLICADA À EDUCAÇÃO (DESAFIE!), 2. , 2013, Maceió. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2013 . p. 1310-1319.