LabTEAR: uma proposta de integração de recursos tecnológicos na aula universitária

  • Leticia Lopes Leite PUCRS
  • Márcia Cristina Moraes PUCRS
  • Rosana Maria Gessinger PUCRS
  • Afonso Strehl PUCRS
  • Ana Lúcia Freitas PUCRS
  • Valderez Marina do Rosário Lima PUCRS

Resumo


O artigo tematiza o diálogo entre as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e a educação superior, enfatizando a necessidade de desenvolvimento de novas abordagens metodológicas para favorecer a aprendizagem colaborativa. Apresenta o projeto de criação do LabTEAR e detalha a experiência de seu primeiro subprojeto o LabsMóveis -, realizada ao longo do ano de 2012. Ao final, refere os fundamentos e perspectivas para o desenvolvimento do projeto, tendo em vista a elaboração de princípios da mediação pedagógica na aula universitária, com apoio das TICs.

Referências

Becker, F. Educação e construção do conhecimento. Porto Alegre: Artmed, 2001.

Davidson, C. N.; Goldberg, D. T. The Future of Thinking: Learning Institutions in a Digital Age. MIT Press, 2010.

Demo, P. Educar pela pesquisa. 8. ed. São Paulo: Autores Associados, 2007.

Ito, M.; Horst, H.; Bittanti, M.; Boyd, D.; Herr-Stephenson, B.; Lange, P. G.; Pascoe, C. J.; Robinson, L. Living and Learning with New Media. Massachusetts: MIT Press, 2009.

Lévy, Pierre. Cibercultura. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2000.

Trindade, Rui; Cosme, Adriana. Todas as aprendizagens são pessoais, mas ninguém aprende sozinho: gerir as salas de aula como comunidades de aprendizagem. Curitiba: Editora Mello, 2010.

Unesco. 2009. World Conference on Higher Education: The New Dynamics of Higher Education and Research for Societal Change and Development. Communiqué. Paris, 5 – 8 July 2009. Disponível em: [link]. Acesso em: 17 jul. 2012.
Publicado
23/07/2013
LEITE, Leticia Lopes; MORAES, Márcia Cristina; GESSINGER, Rosana Maria; STREHL, Afonso; FREITAS, Ana Lúcia; LIMA, Valderez Marina do Rosário. LabTEAR: uma proposta de integração de recursos tecnológicos na aula universitária. In: WORKSHOP DE DESAFIOS DA COMPUTAÇÃO APLICADA À EDUCAÇÃO (DESAFIE!), 2. , 2013, Maceió. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2013 . p. 1359-1366.