LabTEAR: uma proposta de integração de recursos tecnológicos na aula universitária
Resumo
O artigo tematiza o diálogo entre as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e a educação superior, enfatizando a necessidade de desenvolvimento de novas abordagens metodológicas para favorecer a aprendizagem colaborativa. Apresenta o projeto de criação do LabTEAR e detalha a experiência de seu primeiro subprojeto o LabsMóveis -, realizada ao longo do ano de 2012. Ao final, refere os fundamentos e perspectivas para o desenvolvimento do projeto, tendo em vista a elaboração de princípios da mediação pedagógica na aula universitária, com apoio das TICs.
Referências
Davidson, C. N.; Goldberg, D. T. The Future of Thinking: Learning Institutions in a Digital Age. MIT Press, 2010.
Demo, P. Educar pela pesquisa. 8. ed. São Paulo: Autores Associados, 2007.
Ito, M.; Horst, H.; Bittanti, M.; Boyd, D.; Herr-Stephenson, B.; Lange, P. G.; Pascoe, C. J.; Robinson, L. Living and Learning with New Media. Massachusetts: MIT Press, 2009.
Lévy, Pierre. Cibercultura. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2000.
Trindade, Rui; Cosme, Adriana. Todas as aprendizagens são pessoais, mas ninguém aprende sozinho: gerir as salas de aula como comunidades de aprendizagem. Curitiba: Editora Mello, 2010.
Unesco. 2009. World Conference on Higher Education: The New Dynamics of Higher Education and Research for Societal Change and Development. Communiqué. Paris, 5 – 8 July 2009. Disponível em: [link]. Acesso em: 17 jul. 2012.